quarta-feira, 29 de maio de 2019

Ivo Gomes, Camilo Santana e Marcos Pontes abrem encontro internacional do Centenário do Eclipse de Sobral

0


 Os sobralenses comemoram hoje (29/05) os 100 de comprovação da Teoria Geral da Relatividade de Einstein. Pela manhã, com a presença de grande público, o prefeito Ivo Gomes, juntamente com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e o governador Camilo Santana, fez a abertura do Encontro Internacional do Centenário do Eclipse de Sobral, no Centro de Convenções. Na ocasião houve o lançamento pelos Correios do Selo Comemorativo do Centenário, ilustrado com fotos da época.

Um dos momentos aguardados foi a realização de videoconferência entre autoridades locais e da Ilha do Príncipe (na África), onde, há 100 anos, o eclipse não pôde ser observado com perfeição, por conta do tempo desfavorável. Na videoconferência as autoridades ressaltaram que os 100 anos de comprovação da Teoria da Relatividade unem, decisivamente, Sobral e Ilha do Príncipe como pontos históricos que ajudaram na prosperidade da ciência.  
Durante o evento, o prefeito Ivo Gomes destacou especialmente os avanços na área da educação em Sobral. Ele reforçou a importância de investimentos permanentes e compromisso nessa área e também em ciência e tecnologia. 

A partir das 14 horas desta quarta, a Global Opera in Science sobe ao palco do Theatro São João, também em Sobral. A apresentação será transmitida simultaneamente em Campos dos Goytacazes (RJ), Portugal, Ilha do Príncipe e Noruega. Também no dia de hoje, às 19 horas, na Praça do Patrocínio, o Museu do Eclipse reabrirá as suas portas, após ter passado por reforma completa. A solenidade de reinauguração contará com as presenças do prefeito Ivo Gomes e da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa.

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design