8,9 milhões de brasileiros foram vítimas de fraude nos últimos 12 meses. |
O estudo aponta que 8,9 milhões de brasileiros
foram vítimas de fraude nos últimos 12 meses
Um
levantamento feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e
pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 8,9
milhões de brasileiros foram vítimas de fraude nos últimos 12
meses. Desse total de ocorrências, 41% estão ligadas
à clonagem de cartão de crédito.
O
segundo golpe mais comum observado pelo estudo é o recebimento de boletos
falsos, com 13% das menções. Além dessas
fraudes, aparecem clonagem de cartão de débito, contratação de empréstimos e
financiamento, com incidência 11% cada.
O
estudo aponta que metade, cerca de 48% das fraudes, são
realizadas por meio de transações ou compras feitas pela internet.
Outros 20% dos golpes aconteceram nas operações realizadas em agências
bancárias ou financeiras e 15% em lojas físicas.
A
superintendente de produtos e operações do SPC Brasil, Nival Martins, aponta
que os transtornos são ocasionados por estelionatários e
podem comprometer não apenas a saúde financeira dos
consumidores que acabam caindo nesses golpes.
“Além
dos prejuízos financeiros, existe o constrangimento de, muitas vezes, ser
incluído indevidamente em cadastros de devedores. Sem contar a burocracia para
abrir boletim de ocorrência e avisar os órgãos competentes sobre o ocorrido”,
alerta.
Ceará Agora