A bancada cearense resolveu não ocupar os cargos apontados pelo Governo Bolsonaro. A lista fornecida pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), com os cargos que deveriam ser pela bancada não será devolvida. O consenso para o “silêncio” foi conseguido com articulação do próprio líder da bancada, deputado Domingos Neto. E não foi difícil conseguir, segundo afirmou um dos deputados federais cearenses ao Focus.jor.
A devolução reflete o clima de insatisfação da bancada com o Planalto. A questão é que, além de existir um grande número de deputados de oposição (que, naturalmente, querem apontar nomes para a administração federal no Estado), o Governo tem cobrado dos deputados que resolvem aderir à lista uma fidelidade canina a todas as propostas apresentadas.
Além do Ceará, a bancada de pelo menos dois estados (Paraná e Alagoas) já devolveram a lista em branco, demonstrando insatisfação com relação ao que foi proposto pelo Governo.
“Isso é apenas reflexo de um Governo que quer somente desmoralizar a classe política”, afirmou um dos deputados ouvidos pela Focus.jor