quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Sobral: Integrante de facção preso atuava como distribuidor de drogas para traficantes, diz Polícia.

0
Operação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), realizada nessa segunda-feira, 18, resultou na prisão de um trio suspeito de atuação criminosa no município de Sobral, a 234,8 quilômetros de Fortaleza. Conforme a investigação dos agentes de segurança, um deles era responsável por abastecer "grandes traficantes" de drogas no Estado.

De acordo com Harley Filho, titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), o indivíduo alegou, durante depoimento, que o papel dele dentro da facção criminosa era repassar a droga para outras pessoas encarregadas de comercializar a substância no mercado. Ele foi identificado como Francisco Wagner Xavier Mouta, de 40 anos, mais conhecido como "Amazonas".
Conforme a Polícia, ele teria ainda envolvimento em homicídios no município de Sobral. O suspeito foi detido em um imóvel no Icaraí, em Caucaia. Contra ele, havia dois mandados de prisão em aberto, sendo um no município de Tianguá, no Ceará, e outro em Cocal, no Piauí.

Contra Wagner Xavier havia quatro procedimentos por homicídio instaurados pelas delegacias regionais de Sobral e Tianguá. Além disso, ele confessou que foi condenado a cerca de 14 anos de prisão em Amazonas, por assassinato. O homem foi autuado pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, uso de documento falso, receptação e organização criminosa.

Com "Amazonas", os agentes de segurança apreenderam 13 kg de crack e pasta de óleo para fabricação do entorpecente. O material estava no painel de um veículo Mitsubishi Pajero, que seria utilizado para transporte da droga.

Durante vistoria no imóvel em que Wagner Xavier estava, os policiais encontraram aproximadamente R$ 2 mil em dinheiro, duas pistolas 9 mm, nove munições, um determinada quantidade de crack, maconha e duas balanças.

Enquanto prendiam "Amazonas" em Caucaia, equipes realizaram diligências em Sobral, em um sítio indicado pelo suspeito, e apreenderam uma metralhadora .40, um fuzil 762, 54 munições de calibres .40, 45 e 38, além de quatro carregadores. O suspeito disse que o material vinha de Manaus, capital do Amazonas.

Mais dois suspeitos presos

Além de Wagner Xavier, a operação resultou na captura de mais duas pessoas, também em Caucaia. O primeiro foi identificado como Aloísio da Silva Sousa, de 45 anos, mais conhecido como "Neguim do Frango". Ele é apontado como braço direito de “Amazonas”. A segunda pessoa foi Arlinda de Melo Xavier, de 33 anos.

"Neguin do Frango" já tinha passagem pela Polícia por crime contra a administração pública, tráfico e associação para o tráfico de drogas, tentativa de roubo, receptação, homicídio, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, desobediência, e associação criminosa. Ele foi autuado em flagrante por tráfico e associação para o tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, receptação e organização criminosa.

Já Arlinda respondia por tráfico e associação para o tráfico de drogas, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e receptação. Ela foi autuada por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.

As investigações sobre a atuação do trio em Sobral ficarão a cargo da Delegacia Regional do Município.
O Povo

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design