Órgão orienta que, caso exista interesse na contratação do
dinheiro, o segurado deve procurar bancos ou financeiras
O crédito consignado é um empréstimo feito por meio de convênio do
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com bancos. O aposentado ou pensionista
não pode comprometer mais de 35% de sua renda. Para a contratação do crédito, é
preciso apresentar documentos pessoais do aposentado ou pensionista na
instituição financeira escolhida, incluindo os documentos de identidade ou
Carteira de Habilitação (CNH) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Além
disso, é obrigatório que o contrato seja assinado pelo próprio segurado. “O
empréstimo, de nenhuma maneira, pode ser concedido por telefone, sem o
comparecimento do segurado ao banco ou financeira”, alerta o INSS.
O
INSS orienta que, caso exista interesse na contratação do consignado, o
segurado deve procurar bancos ou financeiras. “Vale destacar que o segurado
nunca deve passar informações pessoais e de benefícios por telefone, pois este
tipo de conduta pode facilitar a ação de criminosos e acarretar em fraudes no
benefício”.
Para
coibir fraudes contra aposentados e pensionistas, o INSS reforça que o
beneficiário ou representante legal pode fazer o bloqueio ou desbloqueio do
benefício para a contratação de empréstimos consignados ou até mesmo o cartão
de crédito, por meio de sistema eletrônico. “Esse processo, por sua vez,
precisará ser autenticado e o sistema deve ser disponibilizado pelas próprias
instituições financeiras e sociedades de arredamento mercantil que mantenham
Acordos de Cooperação técnica com o INSS”, explicou.
O
segurado que for vítima de algum golpe ou detectar irregularidades nos
descontos em folha deve cadastrar imediatamente sua manifestação na Ouvidoria
do INSS por meio da Central de Teleatendimento 135 ou pelo portal
(inss.gov.br). Em caso de perda, furto ou roubo, a pessoa deve fazer
imediatamente um boletim de ocorrência, para se resguardar de eventuais fraudes
no benefício.
“Vale
destacar que as denúncias sobre consignado serão apuradas pela Ouvidoria e
repassadas a Dataprev, para o bloqueio imediato do desconto ou contato com a
instituição financeira para solução do problema e, se for o caso, devolução dos
valores. Além disso, a partir do momento da detecção das fraudes, os envolvidos
serão alvo de apuração por parte do Governo Federal”.
Os
segurados também podem consultar o site Extrato de Empréstimos Consignados pela
internet ou ter acesso a esse serviço em uma unidade do INSS. Assim, é possível
conferir mensalmente se há irregularidades no benefício.
Por
meio desse extrato é possível ao segurado conferir todo histórico de créditos
consignados realizados com desconto no benefício previdenciário, além de outras
informações como a margem da consignação atual, valores de parcela e prazo. O
cadastro no Meu INSS é feito de três maneiras: pela internet, comparecendo a
uma agência do INSS ou nos bancos autorizados. Até agora, mais de 20 milhões de
usuários já se registraram no sistema, informou o órgão.