quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Divulgado detalhes do Programa Médico da Família Ceará

0

 Programa visa preencher as vagas abertas no Programa Mais Médicos com a saída dos profissionais cubanos

Para compensar a saída dos profissionais médicos cubanos de municípios do interior do Ceará, o Governo do Estado anunciou a criação do Programa Médico da Família Ceará. O convênio vai possibilitar incentivo e capacitação para profissionais de saúde se dedicarem a atenção básica. Fortaleza também se integra ao programa.

O lançamento do Programa Médico da Família Ceará aconteceu em solenidade no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com a participação do governador Camilo Santana e do prefeito da Capital, Roberto Cláudio. O programa vai oferecer curso de pós-graduação em Atenção Primária à Saúde para médicos, com duração de um ano, sob responsabilidade da Escola de Saúde Pública do Ceará. 
Os profissionais médicos vão receber uma bolsa de formação com o mesmo valor do Programa Mais Médicos, que é de R$ 11.695 reais. E com oferta de vagas para profissionais de todo o País.

Depois da saída de 450 médicos cubanos que atuavam no Estado, o edital do Ministério da Saúde conseguiu repor 282 profissionais, restando 168 sem reposição, o equivalente a 37% das vagas descobertas nos municípios. São nas cidades de menor porte que os profissionais que se inscreveram no Mais Médicos não querem se estabelecer. A notícia agradou em cheio aos prefeitos do interior.
O investimento em atendimento na saúde primária ganha força também em Fortaleza a partir de 2019. O Programa Médico Família Fortaleza vai promover a qualificação dos médicos com a oferta de curso de especialização por instituição pública de educação superior com atividades de ensino, pesquisa e extensão. O prefeito Roberto Cláudio avalia que a iniciativa vai suprir qualquer carência no número de profissionais envolvidos no atendimento primário da Capital.

Com mais incremento para a saúde pública de Fortaleza, Roberto Cláudio anunciou ainda para este mês a inauguração de mais 71 leitos no Instituto José Frota 2, que vai totalizar 130 novas unidades para a população na maior emergência do Estado.

Fonte: CNews
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design