Sobral
conquistou o melhor desempenho, entre todos os municípios do Brasil, na
avaliação da aprendizagem dos estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental
de redes públicas municipais de ensino. Foi o que revelou o Sistema de
Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017, divulgado nesta quinta-feira (30/08),
pelo Ministério da Educação. Mais de 5,4 milhões de estudantes do 5º e 9º ano
do Ensino Fundamental, de todo o país, foram avaliados com testes de Língua
Portuguesa e Matemática.
Os
estudantes das escolas municipais de Sobral conquistaram avanços na
aprendizagem em todas as etapas e áreas do conhecimento, quando se compara as
edições de 2017 e 2015. O município registrou as maiores proficiências médias
do Brasil em Língua Portuguesa (285,45) e Matemática (313,32), na avaliação da
aprendizagem dos estudantes do 5º ano, resultado superior à média nacional, que
foi de 207,13 e 216,58, respectivamente. Sobral também conquistou a maior
proficiência em Matemática (329,07) no 9º ano, acima da média brasileira que
foi de 246,56.
REFERÊNCIA
O
município de Sobral se tornou referência nacional por oferecer educação de
qualidade nas escolas públicas municipais e, pela segunda vez, conquista o mais
alto lugar do ranking nacional de educação. Sobral é exemplo para o Brasil de
como boa gestão e políticas públicas educacionais com planejamento e foco no
aprendizado dos alunos podem proporcionar um salto de qualidade para a educação
pública.
Visando
elevar a educação de Sobral a patamares internacionais de qualidade, a
Secretaria da Educação está implementando novos currículos de Língua Portuguesa
e Matemática; elaborando um novo currículo de Ciências, em parceria com a
Universidade de Stanford; e implantou dois laboratórios FabLearn nos quais os
estudantes são ensinados a buscar a solução de problemas e a construir
conhecimento, podendo criar e experimentar com o uso das máquinas e
equipamentos como impressora 3D, cortadora a laser, kits de robótica,
marcenaria, costura, eletrônica, entre outros.
Para
além das habilidades clássicas, como saber ler, escrever e resolver cálculos, a
rede municipal de ensino está desenvolvendo as competências socioemocionais nos
estudantes, preparando-os para se relacionarem consigo mesmos e com os outros.
As competências socioemocionais são as capacidades de mobilizar, articular e
colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades do estudante.
Em Sobral, estão sendo trabalhadas as seguintes macrocompetências: autogestão,
engajamento com os outros, resiliência emocional e abertura ao novo.
SAEB
O
Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um processo de avaliação em
larga escala realizado periodicamente pelo Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Saeb oferece subsídios para a
elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em
evidências, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a
qualidade da educação praticada no país. O Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (Ideb) é composto pelos resultados de aprendizagem dos
estudantes, apurados no Saeb; juntamente com as taxas de aprovação, reprovação
e abandono, apuradas no Censo Escolar.