Foram
inaugurados, na manhã desta sexta-feira (10/08), dois laboratórios FabLearn, um
na Escola Padre Osvaldo Chaves e o outro no Colégio Sobralense Maria Dorilene
Arruda Aragão e outro. Os equipamentos foram doados pela Fundação Lemann,
colaboradora de iniciativas que ajudam a construir um país mais justo,
inclusivo e avançado, e fazem parte do projeto de desenvolvimento do novo
currículo de Ciências do município, que é alinhado à nova Base Nacional Comum
Curricular (BNCC).
Nos
laboratórios, os alunos terão contato com princípios da engenharia, design,
robótica e computação, fazendo o uso de máquinas e equipamentos de última
geração, como impressora 3D, cortadora a laser, kits de robótica, marcenaria,
costura, eletrônica, entre outros.
“Os laboratórios são ferramentas
pedagógicas importantes voltadas para a utilização de tecnologias digitais, sob
a perspectiva do uso da robótica, da eletrônica, da computação, conceitos de
designer, elementos importantes na implementação e na construção do currículo
de Ciências, baseado em referências de qualidades educacionais internacionais”,
afirma Herbert Lima, secretário da Educação de Sobral.
Os
laboratórios FabLearn, criados pelo professor Paulo Blikstein da Universidade
de Stanford, são espaços de invenção, descoberta, investigação e aprendizagem.
Eles já estão presentes em 15 países do mundo. “A gente não quer que a
criança só consuma tecnologia, a gente quer que elas produzam também. Você não
consegue entender tecnologia sem fazer. Aqui em Sobral fizemos dois dos mais
modernos laboratórios do Brasil e do mundo, de fabricação digital e exploração
tecnológica”, disse o professor, responsável pela implantação do projeto
no município.
“Estamos entregando
duas conquistas importantes para nossa educação: o cabeamento de fibra ótica,
permitindo que todas as escolas de Sobral estejam conectadas em uma internet de
alta qualidade, como em nenhuma outra do Estado do Ceará; e os dois
laboratórios FabLearn. O objetivo é que, a partir deles, a gente comece a se
planejar para que todas as escolas da sede e distritos possam ter laboratórios
semelhantes, dessa vez implantados com recursos próprios, para que a educação
de Sobral seja ainda melhor do que já é”, afirma o prefeito Ivo Gomes.
Estudante
do 9º ano no Colégio Maria Dorilene, Lindomar Matos, de 15 anos, elogia a ação
inovadora. “A primeira vez que eu entrei num laboratório de ciências
foi aqui nesse colégio, onde eu tive a experiência de montar alguma coisa. Me
senti um cientista, vamos dizer assim”. Nos laboratórios, os alunos irão
aprender a programar, construir objetos em 3D, conceitos de robótica, criar
invenções funcionais e integrar diferentes matérias (eletrônica com costura,
por exemplo).
“Eu tô achando muito
interessante, porque isso faz com que as crianças queiram estudar mais e
praticar. Agora que foi feito esse laboratório fica bem mais fácil de aprender
as matérias”,
disse Vivian Moura, também estudante do 9º ano no Colégio Maria Dorilene, de 14
anos.