A visita foi guiada pelo professor
Francisco Ávila.
A professora Bianca Terra destaca a importância da visita:
Aulas práticas como ferramentas fundamentais na formação de nossos estudantes. Por isso, na última sexta-feira, os alunos da disciplina Ecologia Geral do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú participaram de uma aula prática no Refúgio da Vida Silvestre Pedra da Andorinha. O contato com a unidade de conservação tem grande importância na formação do futuro biólogo e professor de Biologia por dois motivos. Primeiro, aproxima a teoria apresentada e discutida em sala de aula de sistemas ecológicos reais, fazendo o estudante compreender como os processos estruturam os sistemas que eles sempre viram e utilizaram desde de crianças. Em segundo lugar, possibilita o contado do futuro profissional com experiências de preservação de áreas de relevância ecológica, bem como com os desafios encontrados na gestão dessas áreas.
A Pedra da Andorinha foi uma excelente escolha para a culminância do trabalho desenvolvido ao longo da disciplina de Ecologia, pois nos proporcionou o contato com a vegetação e fauna nativas, a discussão e aprendizado em torno da criação e manutenção de unidades de conservação como a Pedra da Andorinha e a oportunidade de vislumbrar a beleza da paisagem.
Para nós, alunos e professora, todo o tempo dentro da área da reserva foi produtivo e motivador, desde a recepção feita pelo zelador Sr. José passando pela aula guiada pelos Professores Ávila e Vilma, que fazem um trabalho de conscientização importantíssimo para a manutenção da unidade.
Com certeza, esta experiência fez a diferença na formação dos nossos estudantes que serão peças fundamentais na transformação das ações ambientais da região.