segunda-feira, 4 de julho de 2016

Médico cearense cria app que ajuda a encontrar tratamento para Hepatite C

0
A junção entre a medicina e a tecnologia pode proporcionar diversos benefícios no tratamento de doenças. Com essa intenção, o médico cearense Sérgio Pessoa resolveu idealizar um aplicativo que tem o objetivo de facilitar a prática clínica dos médicos que possuem pacientes em tratamento de Hepatite C.
Lançado recentemente, pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, junto com a Sociedade Brasileira de Hepatologia e a Sociedade Brasileira de Infectologia, o Trat-C tem como meta principal disseminar informações e recomendações para tratamento da doença em que possibilita aos profissionais de medicina escolher o melhor tratamento para Hepatite C aos pacientes em que estão atendendo.
De acordo com o idealizador da ferramenta digital, o app fornece sugestões de como tratar determinado paciente. Além disso, serve para profissionais que não estão tão habituados em realizar tratamentos de Hepatite C.
“Você vai implicando as diversas características do paciente e no fim ele diz qual o melhor tratamento. Essa ferramenta é interessante, pois alerta os graves casos de Hepatite. Muitas pessoas atualmente possuem a doença e não sabem. No Brasil, cerca de 1,5 a 2% da população está contaminada. No Nordeste, de acordo com a última avaliação realizada em 2014, cerca de 0.7% das pessoas possuíam a doença”, disse o especialista. 
Segundo Sérgio, o manuseio do app é um dos seus principais diferenciais. “O Trat-C analisa as várias características do paciente portador de Hepatite C escolhidas, pelo médico, com cliques únicos em telas sequenciais, faz o cruzamento das informações e aponta, de imediato, qual o melhor esquema terapêutico para cada caso”, concluiu. A ferramenta está disponível gratuitamente para as versões IOS e Android.
A doença
Conforme o Ministério da Saúde, o Hepatite C é um vírus em que é transmitido pelo contato com sangue contaminado, seja ao compartilhar agulhas ou usar equipamentos de tatuagem não esterilizados. A maioria das pessoas não apresenta sintomas. Aqueles que desenvolvem os sintomas podem apresentar fadiga, náusea, falta de apetite e amarelamento dos olhos e da pele.

Fonte: Tribuna do Ceará
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design