O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, informou na tarde da última terça-feira (28) que o governo vai retomar o calendário de pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas que recebem pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com isso, a primeira parcela do benefício começará a ser paga no dia 25 de agosto. No ano passado, em virtude da crise econômica, o governo da presidente afastada, Dilma Rousseff, adiou o pagamento da primeira parcela do 13º salário de agosto para setembro.
A segunda parcela deste ano será paga a partir de 24 de novembro. O pagamento antecipado de metade do 13º salário começou em 2006, após um acordo firmado entre governo e entidades representativas de aposentados e pensionistas.
Ceará
No Estado, o governo anunciou que pagará a primeira parcela do 13º salário para os servidores estaduais seja efetua no dia 5 de julho. A parcela representa o montante de aproximadamente R$ 400 milhões e será paga ao 140.634 servidores estaduais, sendo 62.773 ativos e 77.861 inativos e pensionistas.