sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Sobral é a primeira cidade do interior do Ceará a receber o Plano Estadual de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti

0
O Centro de Convenções de Sobral lotou na manhã desta quinta-feira no lançamento das ações do Plano de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti com prefeitos, secretários de saúde, agentes de endemias e de saúde de 55 municípios da macrorregião Norte.

Ao usar a palavra, o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, fez uma defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) como instrumento importante no financiamento das ações de combate ao mosquito e tratamento da doença, e denunciou movimento para enfraquecer o SUS e fortalecer os planos de saúde. 

A macrorregião Norte apresenta o maior número de registros de dengue, disse o prefeito de Sobral. No Ceará, em 2015 foram registrados mais de 50 mil casos de dengue e mais de 70 óbitos, informou o secretário de Saúde, Henrique Javi, que alertou também contra os riscos da chikungunha e zika vírus, transmitidas pelo mesmo mosquito.

O deputado federal Leônidas Cristino, presente à solenidade, foi citado por Veveu Arruda como "exemplo de prefeito no combate ao mosquito Aedes aegypti. Em 2007, lembra o deputado, houve um surto de dengue em Sobral com óbitos, numa época em que não havia técnica em relação ao combate à infestação do mosquito. "Tivemos que desenvolver técnicas que hoje o Brasil está usando", ele afirmou.

Em 2008, sob o comando de Leônidas Cristino, Sobral reduziu a zero o número de casos. Para debelar a doença, no entanto, o ex-prefeito destacou que foi positivo ter convencido as pessoas a fazerem a parte delas. "Não é a verdade que vence, é a convicção", disse ele.

"A região não está bem na foto. Vamos reagir, gente", exortou a vice-governadora Izolda Cela ao usar a palavra.
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design