Presididos por Ricardo Lewandowski,
os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiram eliminar o
financiamento empresarial de campanhas estão alinhados com o sentimento
popular; é o que mostra pesquisa realizada pela agência Hello Research; no
total, 87% dos entrevistados acreditam que doações de empresas para candidatos
podem levar à corrupção após a eleição, por comprometer o político com as
organizações doadoras; para apenas 4% o financiamento privado não facilita a
corrupção e outros 9% não responderam; entre os jovens, o apoio à proibição
chega a 91%, opinião idêntica para 85% das pessoas com 60 anos ou mais; por
regiões, 97% dos moradores do Norte acreditam que a doação de empresas
pode levar à corrupção após a eleição, seguidos por brasileiros das regiões
centro-Oeste (89%), Sudeste (88%), Nordeste (86%) e Sul (79%); pesquisa ouviu
1.193 pessoas em mais de 70 cidades de todas as regiões do país.
Levantamento
divulgado pela agência de pesquisa de mercado Hello Research mostra que a
decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional a
doação de empresas para campanhas eleitorais tem amplo apoio na sociedade
brasileira.
No total, 87% dos entrevistados acreditam que as doações de
empresas para candidatos podem levar à corrupção após a eleição por comprometer
o político com as organizações doadoras. Apenas 4% afirmam que o financiamento
privado não facilita a corrupção e outros 9% não responderam.
Este índice é mais significativo entre os jovens de 16 a 24
anos, com 91%. Na sequência aparecem os grupos "35 a 44 anos", com
89%, "45 a 59 anos", com 87%, e "60 anos ou mais", com 85%.
O menor índice é dos adultos entre 25 e 34 anos, com 83%.
Na divisão regional, 97% dos moradores do Norte acreditam que
a doação de empresas pode levar à corrupção após a eleição – o maior número
registrado. Centro-Oeste (89%), Sudeste (88%), Nordeste (86%) e Sul (79%)
surgem na sequência.
A empresa ouviu 1.193 pessoas em mais de 70 cidades de todas
as regiões do país. A margem de erro é de três pontos percentuais e o intervalo
de confiança é de 95%.
"A pesquisa mostra que a decisão do STF realmente atende
os anseios da sociedade brasileira, pois a grande maioria da população é contra
a doação de empresas para campanhas e acredita que é um meio que leva à
corrupção", comenta Davi Bertoncello, CEO da Hello Research.
Apoio à proibição de campanhas
A pesquisa também mostra que 58% dos brasileiros apoiam a
proibição do financiamento privado de campanha. Em contrapartida, 29% se
posicionaram contrários à decisão, enquanto 10% não são nem contra, nem à favor
e 3% não souberam ou não responderam a questão.
Na análise por idade, 60% dos jovens entre 16 e 24 anos são
favoráveis à proibição, seguido pela categoria "25 a 34 anos" com
59%. Adultos entre 35 e 44 anos e idosos com mais de 60 anos possuem 57% de
aprovação, enquanto que 56% do grupo "45 a 59 anos" apoia a medida
que impede a doação de empresas para candidatos.
Entre as regiões, 80% da população do Centro-Oeste também é
favorável à proibição – índice muito acima das outras localidades. A segunda
posição é do Sudeste, com 64% dos entrevistados apoiando a decisão do STF. No
Nordeste, 48% apoiam, mas 40% são contrários. O número é semelhante no Norte,
com 42% favoráveis e 37% contrários. Por fim, no Sul, 47% apoiam, 21% rejeitam
a proposta e 26% não são nem à favor, nem contra.
Fonte: Brasil 247.













