sexta-feira, 31 de julho de 2015

Projeto de lei vai melhorar o serviço de telefonia em Fortaleza

0
Projeto de Lei Municipal flexibiliza a instalação de antenas de telefonia móvel em Fortaleza, o que terá impacto na qualidade do serviço. Projeto deve ser enviado à Câmara Municipal ainda neste ano
A Prefeitura de Fortaleza vai facilitar a instalação de novas estações - conjunto formado por antena, torre e rádio - de telefonia móvel. O projeto de lei que trata do assunto está em fase de finalização para, depois, ser encaminhada à Procuradoria Geral do Município (PGM). O texto deve ser apresentado na segunda quinzena de agosto, devendo chegar à Câmara Municipal ainda neste ano.

O projeto toma como base a Lei Geral das Antenas, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em abril deste ano. As teles apontam a legislação urbanística como empecilho para a instalação de antenas, que não vinha sendo liberada pelo Município, com impacto direto na qualidade da telefonia móvel. Ao entrar em vigor, portanto, a lei municipal irá melhorar o serviço.
O projeto municipal prevê dispensa de licenciamento ambiental para a instalação das antenas, desde que as estações obedeçam a padrões urbanísticos determinados na nova lei municipal. As áreas de preservação ambiental e que possuam patrimônio histórico deverão ser avaliadas. “Nem todas as antenas serão passíveis de licenciamento ambiental, mas todas passarão por licenciamento de construção”, destaca a Seuma.
Ponto de negociação entre as operadoras de telefonia e a Secretaria é a área de recuo -onde as antenas serão instaladas, dimensionando as distâncias laterais e de fundo. A metragem não foi informada. “Uma das dificuldades que as operadoras dizem enfrentar é a necessidade de terrenos maiores para a instalação das antenas”. O órgão afirma discutir a viabilidade desde que não prejudiquem o meio urbano e ambiental.
Serviços
Uma legislação mais flexível irá aumentará a quantidade de canais e melhorar os serviços. É o que afirma Edson Almeida, professor do curso de Engenharia de Telecomunicações do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Ele explica que cada antena contém de 240 a 250 canais. Cada canal, comporta até 16 usuários simultaneamente. Com isso, uma antena permite até 4 mil pessoas usando simultaneamente os serviços de telefonia e internet móvel. “A capacidade de usuários aumenta, a qualidade também”.

Ele explica que, caso a lei seja sancionada, o déficit de antenas 4G na Cidade tende a ser reduzido. Segundo ele, para que a cobertura tenha qualidade em Fortaleza, seriam necessárias 1.400 novas estações rádio-base. “Não temos nem um décimo disso na Capital”. No entanto, Edson se diz preocupado com a possível redução das áreas de recuo. “Essa área serve como resguardo caso algum elemento caia. É algo mais focado na segurança”.
A Seuma ressalta que, ainda em tramitação interna, o projeto pode sofrer alterações. Depois de votado pelos vereadores, o texto precisará ser sancionado pelo prefeito Roberto Cláudio.
SERVIÇO


A Anatel disponibiliza informações sobre serviços das operadoras em

Fonte: O Povo 
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design