Réu
confesso no escândalo de corrupção envolvendo cartolas da Fifa, José Hawilla,
dono da Traffic Group, maior agência de marketing esportivo da América Latina,
aceitou devolver US$ 151 milhões (R$ 473 milhões) de seu patrimônio.
J.
Hawilla, como gosta de ser chamado, começou seu império na comercialização de
direitos comerciais de eventos esportivos no final dos anos 70.
Ex-repórter da área de
esportes, ele se tornou afiliado da Rede Globo a partir da Traffic. Em 2003,
ele fundou a TV TEM, no interior de São Paulo – hoje a maior subsidiaria do
grupo, cobrindo 318 municípios e 7,8 milhões de habitantes, alcançando 49% do
interior paulista.
J.
Hawilla também comprou, em 2009, o "Diário de S.Paulo", mas vendeu o
jornal logo em seguida.
No futebol, a Traffic teve
exclusividade na comercialização de direitos internacionais de TV da Copa do
Mundo da Fifa no Brasil, em 2014. Ela também detém passes de jogadores como o
argentino Conca e o brasileiro Hernanes, é dona de times como o Estoril Praia,
de Portugal, e é responsável pelas vendas de camarotes do Allianz Parque,
estádio do Palmeiras, em São Paulo.
Nos
últimos dez anos, estima-se que o faturamento anual da empresa de J. Hawilla,
que começou a carreira profissional como vendedor de cachorros-quentes, gire em
torno de US$ 500 milhões (R$ 1,6 bilhão).
Fonte: Brasil
247.













