segunda-feira, 18 de maio de 2015

Equipe da BBC é detida no Catar por reportagem sobre condições de trabalho na Copa de 2022.

0

A BBC foi ao país para participar da visita oficial guiada por autoridades catarianas, mas também foi atrás de outras fontes de informação para a reportagem. Em uma das idas a campo para conversar com trabalhadores em outro local – que não o indicado pelo governo –, a equipe com o repórter Mark Lobel, um câmera, e um tradutor acabou detida.

Oito carros brancos cercaram o veículo de reportagem da BBC, levando a equipe em alta velocidade para um canto da estrada. Cerca de uma dúzia de seguranças revistaram os jornalistas, gritando com eles toda vez que tentavam falar. Eles levaram todo o equipamento que estava com a equipe.

Mais tarde, na delegacia, os três foram interrogados separadamente por agentes de Inteligência. Eles perguntavam várias vezes com quem os jornalistas teriam conversado. As autoridades disseram que a prisão deles era uma questão de "segurança nacional" e não permitiram que a equipe fizesse nenhuma ligação. "Aqui não é a Disneylândia. Vocês não podem usar a câmera em qualquer lugar", disse um dos policiais.

Os seguranças estavam acompanhando tudo o que a BBC fazia no Catar e chegaram a mostrar fotos da equipe entrevistando pessoas e visitando acomodações dos operários imigrantes no país. Depois, os policiais levaram os jornalistas à prisão, onde eles ficaram por dois dias – as autoridades chegaram a ameaçar deixá-los lá por quatro dias, para "ensinar-lhes uma lição".

Liberada, a equipe da BBC ainda foi levada para se juntar ao tour de imprensa preparado pelo governo catariano. As autoridades não mantiveram nenhuma acusação contra os jornalistas, mas ainda não devolveram o equipamento confiscado.
Leia a matéria na integra clicando AQUI.


Fonte: BBC Brasil.
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design