quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Conselho Local de Taperuaba esteve em audiência com Diretor-Presidente do SAAE na manhã desta quarta-feira (04), e despacharam algumas demandas da comunidade.

0
Na manhã desta quarta-feira (04), por volta das 10:30hrs, na sede do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) o Conselho Local de Saúde e Desenvolvimento Social de Taperuaba (CLST) esteve reunido com então Diretor-Presidente, Dr. Silvestre Gomes Coelho Neto, que ladeado por Luis Barros (Gerente de Águas) e José Ealber Luna (Diretor Operacional), receberam a comissão formada pelo Conselho Local;  Junior Mesquita (Presidente do Conselho Local e Agente Local de Taperuaba), Vandinha Vasconcelos (1° Secretaria do CLST e Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Taperuaba), Prof°. Francisco Ávila (2° Secretário CLST e Coordenador do Refugio da Vida Silvestre Pedra da Andorinha), Silvia Lopes (Associação Comunitária de Jurema/Taperuaba e Agente Local de Jurema) e Expedito Vidal (Articulador Social do Conselho Municipal de Saúde), a suplente de vereadora Socorrinha Brasileiro não pode está presente por motivos de saúde, o Pe. Denílson de Sousa por motivos de força maior, bem como Ir. Alexandre Neves, além de Franzé de Ávila que esteve em Assembléia no Sindicato em Sobral e não pode estar presente.
O encontro teve por finalidade levar ao então diretor-presidente do SAAE, algumas demandas do distrito de Taperuaba, bem como apresentar a preocupação junto á estiagem que se arrasta em nossa região que levou o reservatório (Açude Edson Queiroz – Santa Quitéria) que abastece a comunidade de 35.34% em 2014 para 20.8 em 2015 uma perda aproximada de 15%, se essa média se mantiver poderíamos ter sérios problemas no tocante ao abastecimento ainda esse ano, levando se em conta a estimativa da FUCEME com chuvas de 64% abaixo da média em todo Estado. 

Pontuaremos aqui alguns dos temas lá abordados:

Ø  Rede Trifásica no Poço Gangorra;

Ø  Instalação de Macromedidores na rede de distribuição de água, para melhor acompanhamento da distribuição.

Ø  Exigir que sejam verificados e fiscalizados com zelo os desvios de abastecimento de água que ocorrem ao longo da adutora que abastece a sede e o interior das comunidades;

Ø  Escritório do SAAE em Vassouras/Taperuaba.

         O diretor-presidente colocou que sobre a rede trifásica a sua instalação efetiva depende da liberação do Ministério Público, algo que deverá acontecer em torno de 90 dias, já que a obra se encontra quase toda concluída, o Poço Gangorra desde sua implantação tem trazido um investimento em torno de um milhão de reais, com gastos de até trinta mil reais por mês para manutenção do sistema, segundo o diretor-presidente, no tocante aos Macromedidores, os mesmos deverão ser instalados até Julho deste ano, já que os mesmos se encontram em processo de licitação, com tudo no que diz respeito á fiscalização, ela será executada por parte da empresa que deverá sanar os problemas de ligações clandestinas e perdas de água montando uma força tarefa para fazer uma varredura no sistema de distribuição de Taperuaba. Sobre o ponto de atendimento do SAAE na comunidade de Vassouras/Taperuaba, o mesmo reconheceu ser uma demanda necessária, e a equipe do SAAE estará fazendo um levantamento para elaboração do projeto e implantação do escritório na comunidade de Vassouras, averiguando assim como deverá ser feito esse processo, a concessão das empresas que deverão gerir o sistema em Taperuaba, se SAAE ou CAGECE deverá acontecer em Março, já que duas reuniões foram realizadas para definir esse impasse que se arrasta de longa data.













Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design