quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

COGERH decide pela diminuição da vazão de água nas comportas do Açude Serrota a partir de 31 de Março.

0
Na quinta-feira passada (12), a COGERH (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos) esteve em reunião na sede do SISAR (Sistema Integrado de Saneamento Rural) em Sobral, o encontro aconteceu por volta das 9:30hrs, e contou com vários representantes dos municípios que compõem á Bacia do Acaraú, com objetivo de debater a crise hídrica que afeta a região, posteriormente os reservatórios que fazem parte da Bacia do Acaraú, dentre esses o Açude Serrota em Santa Quitéria, do qual a população de Taperuaba se beneficia, o encontro teve a presença do Diretor-Presidente do SAAE, Silvestre Gomes Coelho Neto, da Secretária de Agricultura e Pecuária, Luiza Lúcia da Silva Barreto e de Taperuaba o Conselho Local de Saúde e Desenvolvimento Social de Taperuaba, Francisco José de Ávila (também Presidente do Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Taperuaba), além do Pároco de Taperuaba, Pe. Antônio Denílson de Sousa.

Foi definido pela COGERH que a prioridade no uso da água é para consumo humano, ou seja, a agricultura irrigada deverá sofrer cortes, e as medidas alternativas para sanar o problema será a perfuração de Poços Profundos e Adutora de montagem rápida em municípios de situação alarmantes, já no tocante á vazão das comportas do Açude Edson Queiroz (Serrota), deverá ir de 600.8 L/s para 300.0 L/s, uma queda de 50%, e isso deverá acontecer a partir do dia 31 de Março, a prioridade são as cidades que tem seu sistema canalizado direto do açude, já os que têm sua captação nos leitos dos rios que se seguem por sua vazão deverão sofrer com essa perda, o monitoramento por parte do órgão é constante e se a situação se agravar ainda mais as comportas deverão ser fechadas. Municípios como Forquilha, Morinhos, Santana do Acaraú e Marco deverão ser afetados pelo fechamento das comportas dos reservatórios que abastecem suas regiões, a situação caso as chuvas não venham pode ser de calamidade pública para muitas cidades da região norte e que são banhos pela Bacia do Acaraú.

                       O Conselho Local de Saúde e Desenvolvimento Social de Taperuaba tem acompanhado de perto a problemática e tem se reunido com autoridades (clique AQUI) com objetivo de acompanhar e encontrar saídas para o problema que está por bater a nossa porta, a população tem que começar de ontem a economizar água e ser fiscal ativo das irregularidades existentes em ligações clandestinas, já que boa parte do que é distribuído é perdido ao longo da rede ou é por conta das tais ligações irregulares.

                  Situação Bacia do Acaraú: Acaraú Mirim – 21.93% (Massapê); Araras – 7.82% (Varjota); Arrebita – 19.12% (Forquilha); Ayres de Sousa – 31.02%  (Sobral); Bonito – 1.23% (Ipú); Carrão – 2.82% (Tamboril); Carmina – 0.45% (Catunda); Edson Queiros “Serrota” – 20.12% (Santa Quitéria); Farias de Sousa – 1.27% (Nova Rusas);  Forquilha – 5.95% (Forquilha); Jenipapo – 45.09% (Meruoca); São Vicente – 17.78% (Santana do Acaraú); Sobral – 23.93% (Sobral); Taquara – 13.14% (Cariré).


Segue abaixo matéria vinculado ao site da COGERH ( e acessado no dia 01 de Março pelo blog).

            No último dia 10 de fevereiro, houve a Reunião da Comissão de Operação do Vale do Acaraú, no auditório do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR), em Sobral, que teve por objetivo avaliar a situação dos reservatórios que contribuem para o Vale do Acaraú. Estabeleceu-se uma proposta de parâmetros de operação para os reservatórios para este primeiro semestre de 2015, em virtude do período de seca.
A iniciativa foi da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) para assegurar o abastecimento das cidades na região e informar a situação atual para os usuários, de forma que eles possam ajustar-se a essa nova realidade. Foram apresentados pela analista da Cogerh, Patrícia Frota, com o apoio do assistente da Presidência da Cogerh, Gianni Lima, cenários de esvaziamento para o primeiro semestre, considerando uma entrada de água nula durante todo o período.
A reunião contou com a presença de diversos representantes das Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), além de Prefeituras e os perímetros de Irrigação, Distrito de Irrigação do Araras Norte (DIPAN) e Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú (DIBAU), além da Diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú (CBH-Acaraú).

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design