terça-feira, 20 de janeiro de 2015

SITUAÇÃO PREOCUPANTE: CEARÁ DEVE ENFRENTAR MAIS UM ANO DE SECA.

0
O Estado do Ceará deverá enfrentar mais um ano de seca. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), a probabilidade da quadra chuvosa ficar abaixo da média é da ordem de 64%. A informação foi divulgada hoje, no final desta manhã, no Palácio da Abolição. Este é o quarto ano seguido de chuvas abaixo da média. “Nós estamos alertando sobre a possibilidade de mais um ano ruim em relação as chuvas desde novembro de 2013. Foi dado um alerta a título de preocupação. Agora se confirmou”, destacou o representante da Funceme, Eduardo Martins.
A mudança climática das últimas semanas, com variação de chuvas em alguns municípios, colocam uma probabilidade um pouco menor da seca ser , principalmente para a região do Cariri. Segundo Eduardo Martins, não dá para contar com esse pouco volume. “Precisamos contar que essas mudanças irão persistir, mas não podemos apostar nisso.”
Esses resultados já eram esperados pelo Governo do Estado que está debatendo há alguns dias, um programa de enfrentamento de mais um ano de estiagem. O governador Camilo Santana vem acompanhando de perto a situação para evitar que haja colapso no abastecimento de água, principalmente, no consumo humano. É o quarto ano consecutivo que o Ceará não consegue reabastecer os mananciais. “Isso é preocupante”, classifica Camilo Santana. Segundo ele, reuniões com os secretários de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, e com o secretário de Planejamento, Hugo Figueiredo, para que as pastas trabalhem juntas.  
O governador destacou que o Estado já vem se planejando há algum tempo, mas ressalta que a segurança hídrica só será possível, para que não se possa depender somente das chuvas, é com a obra da transposição São Francisco e o Cinturão das Águas. “Fortaleza e Região Metropolitana não apresentam problemas por causa do Eixão das Águas”, disse.  
Entre as ações apresentadas pelo governo para enfrentar o problema estão a construção de mais cisternas de placas, adutoras emergenciais, além da construção de novas barragens e a conclusão de obras em andamento e ampliando as operações de carros pipa. “Vou pedir uma reunião com a presidenta Dilma para apresentar nossas demandas para o enfretamento da seca no Estado”, disse.
De acordo com o secretário, Francisco Teixeira, a seca deste ano, diferente dos anos anteriores, afetará as sedes municipais, não só as zonas rurais e as ações emergenciais serão os carros pipa, continuação da construção das adutoras de montagem rápida, que retirarão água dos açudes Castanhão e Orós e construção, também, de poços profundos.
Racionamento

Em Crateús, segundo informações divulgadas à imprensa ontem por Teobaldo Marques, coordenador da Defesa Civil do município, o abastecimento de água da cidade deve estar comprometido a partir de meados de fevereiro. Hoje, o município já está sofrendo racionamento. Segundo Francisco Teixeira, está sendo construída uma adutora de 180 quilômetros do açude Araras para abastecer o município. “Estamos com alguns problemas em relação a recursos federais que ainda não foram repassados, mas estamos acelerando a construção”, disse.
O município já passou por uma intervenção em 2014 para salvar do colapso, porque o açude Carnaubal que tradicionalmente abastece Crateús, secou. Para normalizar o abastecimento, o Governo do Estado liberou água do açude Flor do Campo, que abasteceu o município até hoje.
Fonte: Ceará 247.
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design