quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Conselho Local de Taperuaba e Bilheira participam do II Fórum de Conselheiros e a I Amostra dos Conselhos Locais de Saúde e Desenvolvimento Social em Sobral.

0
Fotos: Expedito Vidal via Facebook.

           Na terça-feira (25) passada o Conselho Local de Saúde e Desenvolvimento Social de Taperuaba representado pelo seu Presidente, Junior Mesquita e o Vice-Presidente, Claudiê Bastos estiveram juntamente com Conselho Local de Bilheira, esse representado por seu Presidente, Benedito Monte e as Conselheiras, Francisca Fernandes e Socorro Elias, participando do I Fórum de Conselheiros e a I Amostra dos Conselhos Locais de Saúde e Desenvolvimento Social (Gestão Participativa), realizado no Centro de Convenções em Sobral, o evento organizado e articulado pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobral (Secretaria de Saúde), teve a participação dos Conselhos Locais do município. O evento contou com a presença do Vice-Prefeito, Carlos Hilton, da Secretária de Saúde, Dr. Mônica Sousa Lima, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisca das Chagas Mesquita, da Representante do Conselho Estadual de Saúde, Maria Lucilene Martins Santos, 11° CRES (Regional de Saúde), Dr. Lucila Rodrigues Magalhães.
O evento teve inicio as 9:00hrs e transcorreu até as 17:00hrs, com palestra do Vice- prefeito Carlos Hilton e de Hermínia Pontes (Enfermeira e Mestre em Saúde da Família), além das apresentações dos Conselhos Locais que mostraram suas conquistas, seus desafios, suas dificuldades, bem como suas potencialidades, ao fim os Conselheiros se dividiram e organizaram trabalhos em grupo distribuídos por regiões ao qual pertence cada Conselho Local que ao final culminara na elaboração de um relatório que pontua seus desafios, dificuldades e potencialidades e que será encaminhado as autoridades competentes.
            Conselho Local de Saúde e Desenvolvimento Social de Taperuaba e de Bilheira estiveram no grupo formado pelos Conselhos Locais da Macrorregião I de Sobral (Taperuaba, Bilheira, Aracatiaçu, Patos e Caracará), no qual foram postos os seguintes pontos:

DESAFIOS:
  • ·         Trazer a comunidade para participar do Conselho;
  • ·         Manter o Conselho Local ativo;
  • ·         Reconhecimento da atuação do Conselho Local perante os gestores;
  • ·         Participação da Juventude nos Conselhos Locais;
  • ·         Adesão significativa de voluntários para o Conselho Local;


DIFICULDADES:
  • ·         Formar novas lideranças;
  • ·         Diminuição da participação maciça dos Conselheiros;
  • ·         Ausência dos gestores nas reuniões dos Conselhos Locais de Saúde;
  • ·         Falta de incentivo e mobilização dos formadores de opinião (Instituições representativas nos projetos de vida da juventude);
  • ·         Pouca compreensão do que vem a ser voluntário no Conselho Local de Saúde e Desenvolvimento Social;



POTENCIALIDADES:
  • ·         Presença do Agente Local como interlocutor do Conselho Local;
  • ·         O Conselho Local deverá indicar por meio de votação e aclamação numa assembléia ordinária quem irá assumir (liderança), cargo de Agente Local;
  • ·         Divulgação efetiva das conquistas do Conselho Local com apoio do Conselho Municipal de Saúde por meio de dispositivos de comunicação.













Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design