sexta-feira, 4 de julho de 2014

BRASIL ENTRA EM CAMPO COM VITÓRIA DA FESTA NAS RUAS.

0
Quando a equipe nacional com Neymar e companhia entrar em campo, às 17h00, para definir contra a Colômbia qual equipe irá à semifinais, a Copa do Mundo já terá, fora das quatro linhas dos gramados, um grande vencedor. É o Brasil, que realiza um Mundial com sucesso de público e crítica. Enquanto os estádios, elogiados pela arquitetura, estiveram e continuam lotados por caras pintadas de diferentes países, nas 12 cidades-sedes o que se viu foram cenas de alegria e confraternização. Os elogios à receptividade do público brasileiro e ao ambiente geral do país são feitos, em profusão, tanto por jogadores famosos como por torcedores anônimos.
Ao que parece, apesar de desmentidos dos jogadores, a Seleção entrará em campo sob o signo da tensão. É natural. Sem nenhuma grande atuação até aqui, a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari teve uma passagem para as quartas de final dramática, contra o Chile, na qual o choro dos jogadores despertou a comissão técnica para a situação de pressão em que todos estão envolvidos.
Porém, poderia ser muito pior. A julgar pelas previsões espalhadas antes da Copa por praticamente todos os órgãos de comunicação da mídia tradicional, os estádios seriam cercados por manifestantes, as cidades estariam em estado de alerta e tumultos, conflitos e vandalismo ocorreriam de maneira inevitável. A imagem do Brasil sairia praticamente destruída diante do mundo, uma vez que a Copa seria um momento em que toda a insatisfação da sociedade brasileira seria posta para fora.
O que a sociedade está mostrando é algo bem diferente. De saída, está claro que os brasileiros sabem separar os assuntos político e sociais da sua histórica paixão pelo futebol e amor irrestrito pelo Seleção. Ao contrário da mídia que jogou todos os elementos no mesmo caldeirão, o povo os separou na vida real. Não está dito que, doravante, não ocorrerão mais manifestações nem que cena de vandalismo, como as vistas em momentos anteriores ao Mundial, serão extintas.
Na panela de pressão do Brasil real, esses momentos podem, sim, sem dúvida, voltarem a acontecer. Mas o que ficou nítido é que a cidadania mostrou ter maturidade e discernimento suficientes para reconhecer o momento. A verdade é que o patriotismo aflorou acima das contradições sociais, algo que a mídia não soube reconhecer que sempre existiu: os brasileiros gostam, do fundo do coração, do seu país.
A imagem de uma sociedade aberta, diversa e receptiva, em pleno curso de sua modernização, e, naturalmente, com diversos problemas e soluções, é a que está sendo veiculada para o mundo a partir da Copa do Mundo. A aposta interna, dos tradicionais formadores de opinião, era a de que apenas o lado mais obscuro da sociedade ocupasse a cena principal durante o Mundial. O que se vê, no entanto, é a prevalência da face feliz e cortês da população. Com o Brasil vitorioso na organização do Mundial, e seja qual for o resultado esportivo do duelo entre os fenômenos Neymar e James Rodriguez, os derrotados são os que jogaram contra e perderam feio.

Fonte: Brasil 247.
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design