sexta-feira, 7 de março de 2014

CSF DE TAPERUABA LANÇOU ESTA MANHÃ (07), A CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO HPV NO ESPAÇO CULTURAL.

0
            No Espaço Cultural de Taperuaba por volta das 09:00hrs, a gerente do CSF (Centro de Saúde da Família), enfermeira Germana Cely Medeiros de Sousa, esteve no Auditório ministrando palestra a cerca do lançamento da CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO HPV, na ocasião estiveram presentes cerca de 56 pessoas que acompanharam de perto e ficaram mais bem informado sobre esse vírus. As crianças pré-adolescente de 11 á 13 anos serão alvos desta campanha que conta com apoio do Espaço Cultural de Taperuaba, Escola Francisco Monte (Municipal) e Escola Cesário Barreto (Estadual), o coordenador da Escola Francisco Monte, Prof°. Francisco Ramos,  Prof°. Dalila Magalhães, Escola Cesário Barreto e Cila Ávila (representando a coordenadora Socorrinha Brasileiro), Espaço Cultural, estiveram acompanhando toda apresentação.
           
             Em Tempo: O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus comum que afeta tanto homens quanto mulheres. Existem mais de 200 tipos identificados, sendo que 40 tipos têm preferência pela região genital e 15 tipos podem desenvolver doenças. Estudos apontam os HPVs 16 e 18 como responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero e os HPVs 6 e 11 como responsáveis por 90% das verrugas genitais em homens e mulheres. 

Como fugir do HPV?


           O uso de preservativo é imprescindível, mas no caso do HPV, não garante 100% de eficácia, pois o vírus pode estar alojado em partes da área genital que estão fora do alcance do preservativo. Como proteção primária, a infecção por HPV pode ser prevenida pelo uso de vacinas que induzem a produção de anticorpos com a capacidade de impedir a penetração do HPV na célula. Para a prevenção secundária, exames médicos freqüentes podem evitar a progressão da doença, como é o caso do Papanicolau.

Quem deve se vacinar contra o HPV?


            No Brasil, a Vacina Quadrivalente está indicada para ambos os sexos de 9 a 26 anos de idade. Em outros lugares do mundo, a vacina está licenciada para as mulheres de até 45 anos. Devem ser administradas 3 doses, a primeira na data escolhida, a segunda dois meses depois e a terceira seis meses depois da primeira dose. A vacina é administrada por via intramuscular.


Como ocorre a infecção pelo HPV?


             A principal via de infecção é a transmissão sexual, o que ocorre em 95% das vezes, mas a infecção pode ocorrer também por meios não sexuais como da mãe para o recém-nascido, compartilhamento de roupas íntimas, toalhas, sabonetes e vasos sanitários.




Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design