Emissora oficial da Copa do Mundo de Futebol, a Globo
já faturou R$ 1,4 bilhão com a venda das cotas de patrocínio das transmissões
de jogos, mas ainda assim a TV emitiu, na semana passada, uma recomendação a
todos os jornalistas da rede para que evitem "pautas positivas" do
evento. No comunicado, a emissora pede uma cobertura equilibrada do Mundial e
afirma que irregularidades devem ser denunciadas. A orientação vale
principalmente para os profissionais que trabalham para o Jornal Nacional. Não
é a toa que é muito comum ver no principal telejornal da emissora matérias
quase diárias sobre atrasos nas obras e aumento nos custos dos estádios.
A informação é do jornalista Daniel Castro,
do site Notícias da TV. Segundo ele, reportagens que mostram como a Copa está
beneficiando grupos de pessoas, como os comerciantes vizinhos a estádios, já
não estão sendo produzidas para o Jornal Nacional. Daniel Castro afirma que
"jornalistas da Globo entenderam a mensagem da seguinte forma: não se deve
enaltecer a Copa para não passar a mensagem de que a emissora é aliada da Fifa,
organizadora do evento".
No entanto, a Globo é sim aliada da Fifa.
"Não apenas como detentora dos direitos de transmissão da Copa do Mundo,
mas também como licenciadora de mais de 1.700 produtos do evento, que deverão
movimentar R$ 2 bilhões no varejo, segundo estimativa da emissora", lembra
Castro.
Esta ação da Globo é uma tentativa de evitar
possíveis protestos contra a emissora, caso as manifestações que ocorreram no
ano passado voltem a ser realizadas, desta vez contra a Copa. Em 2013, foram
muitos os protestos contra a TV, em diversas cidades do país, além de equipes
de jornalismo terem sido hostilizadas nas grandes manifestações de rua.
No último final de semana, o Brasil 247 já havia apontado esta
contradição da Globo. Na matéria "Globo e a Copa: uma mão lucra, a outra
apedreja", foi mostrado que a capa mais recente da revista Época, sobre o
"risco-Copa", refletia a face política das Organizações Globo:
"aos irmãos Marinho, quanto mais protestos, melhor, pois maior será a
chance de promover uma mudança no Palácio do Planalto; empresarialmente, no
entanto, o jogo da Globo é outro; dona dos direitos de transmissão do Mundial,
a emissora viverá em 2014 o melhor ano de sua história graças ao Mundial".
Leia mais aqui.
Fonte: Brasil 247.













