A Prefeitura de Fortaleza entregou, na manhã desta segunda-feira
(20/01), a primeira etapa do Novo Terminal Antônio Bezerra, em funcionamento
desde a madrugada de hoje. A obra integra o Programa de Transporte Urbano de
Fortaleza (Transfor) e terá sequência com a reconstrução da área antiga do
terminal, cuja entrega está prevista para agosto de 2014. Com a requalificação,
orçada em aproximadamente R$ 17 milhões, o espaço aumentará de 12 mil m² para
29 mil m².
Quando a segunda etapa do
terminal for entregue, a ideia é que esta seção seja somente para ônibus BRT
(Bus Rapid Transit) que transitarão nos corredores exclusivos da cidade. “Com a
inauguração desse terminal em agosto, a gente irá inaugurar também o primeiro
corredor exclusivo real de ônibus em Fortaleza, que será Antônio Bezerra -
Centro da Cidade, andando pelo canteiro central à esquerda”, afirmou o Prefeito
Roberto Cláudio, apontando que o corredor Antônio Bezerra - Papicu será
concluído até dezembro de 2015.
Ele explicou que o Novo
Terminal Antônio Bezerra servirá como modelo para os demais em termos de
infraesrutura. “Todos os outros terminais passarão por intervenções que não só
modernizem e ampliem esses espaços, mas principalmente adaptem a esse novo tipo
de realidade”. Ainda no primeiro semestre deste ano serão lançadas as datas de
início das obras dos terminais Parangaba e Siqueira.
Para garantir o
funcionamento adequado das 46 linhas de ônibus que passam pelo local,
transportando uma média diária de 200 mil passageiros, a Empresa de Transporte
Urbano de Fortaleza (Etufor) ampliou o número de auxiliares para orientar os
passageiros, de 12 para 32 em cada turno. Toda a estrutura de sinalização e
operação foi reformulada para atuar provisoriamente em duas plataformas de
embarque e desembarque.
O novo equipamento conta
com plataformas de embarque e desembarque para melhorar a acessibilidade aos
ônibus, piso industrial, bicicletário, prédio para a Administração do terminal,
posto de controle, cobertura em estrutura metálica, pavimento rígido para
circulação de ônibus, auditório, rampas e túnel de acesso às plataformas para
evitar o cruzamento entre os pedestres e os ônibus.
Paralisada desde agosto de
2009 devido a entraves relacionados às desapropriações do entorno e
inconsistências no projeto, a obra foi retomada em março de 2013. O projeto de
ampliação do equipamento passou por ajustes e adaptações para trazer
modernidade e conforto à população.