
No período de 18 a 22 de novembro de 2013 na EEFM Dep. Cesário Barreto Lima se realizou a I Semana Interativa do Centro de Multimeios. Foi uma semana com uma programação diversa e atraente para os alunos e toda a comunidade escolar.
Dentre as ações desenvolvidas pela coordenação do Centro e pelos alunos monitores do PJF (Projeto Jovem de Futuro) podemos destacar a abertura do evento intitulada Café com Poesia, momento em que os pais foram convidados a visitarem o Centro de Multimeios, realizarem leitura e apreciarem recitação de poesias realizada pelos alunos da escola. Logo após a poesia houve a degustação do café oferecido aos pais.
Na terça-feira os alunos se dedicaram a indicar livros para a leitura dos colegas. No corredor da escola aconteceu a exposição e indicação dos livros. E concomitante a essa atividade houve apresentações de recital de poesia, canções no pátio da escola e apresentação teatral organizada pelo Grêmio Estudantil da escola.
A culminância do dia da Consciência Negra aconteceu na quarta-feira. Foi um dia especial para a reflexão do tema e a interação dos alunos. Dentre as várias atividades podemos destacar a exposição e degustação de comidas típicas realizadas pelos alunos do 9º ano “A”, com mostra de maquetes representando o período escravocrata no Brasil e vídeos educativos. Além disso, no turno da tarde aconteceu recital de poesia, exposição de cartazes e apresentação de capoeira.
Quinta-feira foi o dia especialmente dedicado à leitura. Um carrinho passou de sala em sala recheado de livros para que durante 30 minutos todos os alunos, professores e funcionários degustassem da mais prazerosa leitura. Na sexta-feira, o dia foi dedicado às artes visuais e a fotografia. Toda a comunidade escolar teve oportunidade de fazer uma leitura da história da nossa comunidade através da exposição de fotos que contava a trajetória dos profissionais que trabalham na escola. Para incentivar a leitura convidamos os alunos e professores da Escola Francisco Monte para a contação de história, lidas e cantadas e um desfile caracterizado representando escritores brasileiros famosos e celebridades negras.
Durante essa semana e com todas essas atividades podemos perceber o quanto a leitura pode fazer a diferença na vida de cada pessoa. Ler é conhecer o mundo, abrir a mente para novas experiências. Como diz Castro Alves:
“Oh! Bendito o que semeia
Livros à mão cheia
E manda o povo pensar!
O livro, caindo n'alma
É germe – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar!
Livros à mão cheia
E manda o povo pensar!
O livro, caindo n'alma
É germe – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar!
Autor: Rafael Lira Gomes Bastos e Dalila Maria Magalhães Bastos (coordenador escolar).
Montagem Gráfica: Douglas Vasconcelos





