quarta-feira, 6 de novembro de 2013

SERRA SOBRE MAIS MÉDICOS: "TODO MUNDO DE ACORDO".

0
Brasil 247 - Ex-ministro da Saúde do governo FHC, que se notabilizou pelos genéricos e pela quebra de patentes da Aids, José Serra defende, pela primeira vez, o programa que pode dar uma marca poderosa ao ministro Alexandre Padilha, do PT, que enfrentará os tucanos em São Paulo em 2014; "Falar de crescimento com qualidade é como defender a água encanada ou o Mais Médicos, tá todo mundo de acordo"; em debate sobre os desafios da política econômica, nesta tarde, o tucano fez críticas aos investimentos do País e ao baixo crescimento da economia; "O crescimento acelerado é fundamental", disse.
Aspirante à vaga de candidato à Presidência da República pelo PSDB, o ex-governador de São Paulo José Serra fez hoje uma defesa importante. Pela primeira vez, falou positivamente sobre o programa Mais Médicos, do governo federal, que deverá ser uma forte marca não apenas da presidente Dilma Rousseff, mas principalmente do atual ministro da Saúde e candidato ao governo paulista em 2014, Alexandre Padilha (PT).
"Falar de crescimento com qualidade é como defender a água encanada ou o Mais Médicos, tá todo mundo de acordo", disse Serra, que foi ministro da Saúde do governo Fernando Henrique Cardoso, se notabilizando pelos genéricos e pela quebra de patentes de medicamentos contra o vírus da Aids. O tucano participa, nesta tarde, de uma teleconferência organizada pela consultoria GO Associados, transmitida pela internet.
Após a apresentação da palestra "Tendências da conjuntura e desafios para a política econômica", o evento foi aberto a perguntas, e Serra fez duras críticas aos investimentos feitos pelo governo federal e ao baixo crescimento da economia. Há "economistas bem formados, com muita qualidade, flertando com a tese de que o crescimento não precisa ser tão rápido no Brasil", disse ele, rebatendo em seguida: "Mas o crescimento acelerado é fundamental".
Ele também atacou o que considera a falta de investimento nos transportes e classificou de "loucura" o projeto do chamado 'trem-bala', trem de alta velocidade entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. "Tem que investir em metrô. Muitas cidades não têm e as cidades que têm precisam de mais. Essa é uma fonte de investimento que eu prego há mais de dez anos, mas que nunca se efetivou. São só grandes anúncios na agora chamada 'mobilidade urbana'".
Serra acredita que a situação de quem assumir a presidência em 2015 será "muito difícil", uma vez que há problemas como o "crescimento do PIB medíocre", uma situação fiscal apertada e "déficit em conta corrente elevado". "Esse quadro piorou um pouco nos últimos dias, já tenho mais dúvidas a respeito do que pode acontecer no ano que vem", avaliou.
Por outro lado, o tucano avalia que o emprego tem se mostrado estável e a inflação, apesar de alta, não está sem controle. Sobre a possibilidade de rebaixamento do rating do Brasil, Serra afirmou que as agências de classificação de risco não são formadas por "pessoas preparadas" e que é possível que esteja sendo dada uma "importância exagerada" a isso.

Fonte: Brasil 247.
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design