sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Sobral. Termina hoje a XI Feira da Agricultura Familiar da Zona Norte do Estado do Ceará, (Agrinorte). A programação para o último dia traz exposições, oficinas e palestras, além do show com o artista popular Doré e também feira da Agricultura Familiar. Nos dias anteriores, o destaque foi o II Encontro de Gestores e Secretários de Agricultura do Território da Cidadania.

Como parte da programação do evento, ocorreu o II Encontro de Gestores com a participação de 17 municípios FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES


Realizado dentro da programação da feira, o encontro contou com a presença do prefeito de Sobral Clodoveu Arruda (Veveu), e da titular da Secretaria de Agricultura e Pecuária, Luíza Barreto, que receberam representantes dos 17 municípios que fazem parte do Território da Cidadania de Sobral.

O grupo discutiu a implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), responsável pelo controle da qualidade dos alimentos de origem animal processados de forma artesanal pelos pequenos produtores rurais e a liberação dos produtos para comercialização mediante análise.

De acordo com a secretária, o momento foi muito importante para o fortalecimento do sistema no território. Na ocasião, Luíza reafirmou que o SIM deverá levar para a comunidade um alimento de qualidade, fiscalizado pelo município e com todas as garantias possíveis.

"Estamos implantando o sistema, organizando o segmento e implantando a infraestrutura para que o sistema funcione. Mas é importante esse momento, para fortalecer a ideia, preparar o terreno e avançar para a comercialização regional. E isso quer dizer que uma empresa de Sobral com o SIM, pode ter seus serviços ampliados dentro da cadeia do Agronegócio", explicou ela.

A implantação do SIM é obrigatória para que os municípios possam garantir à agricultura familiar, apoio e recursos financeiros, repassados pelo Ministério da Agricultura. O Município trabalha a regulamentação da lei, que já existe, para que seja garantida a segurança alimentar de quem consome os alimentos, e ampliadas as possibilidades de desenvolver o agronegócio.

O fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura, Ives Tavares, esteve presente e apresentou as vantagens da implantação do Selo, alertando que a informalidade do comércio local inviabilizava as transações.

Ives ressalta que a implantação do SIM pode desenvolver a cadeia do Agronegócio local, orientando qual a melhor maneira possível disso ocorrer. O Encontro reuniu gestores de municípios da região, secretários, técnicos, representantes de órgãos e instituições ligados à Agricultura familiar e estudantes universitários.

Para hoje, o coordenador técnico da Secretaria de Agricultura do Município, Pedro de Alcântara Pitombeira Maia, destaca que haverá palestra sobre a experiência da Caprinocultura Leiteira no Semiárido Paraibano com o pesquisador da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) e o Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Caprinos e Ovinos Francisco Selmo Fernandes. "Essa é a primeira palestra de hoje. Teremos ainda uma mesa redonda sobre apicultura e a apresentação de Convivência com o Semiárido, o Conceito Base Zero, com o criador José Artur Padilha". O conceito Base Zero deve ser implantado no Município amanhã, na localidade de Puba, em Taperuaba.

Já sobre as oficinas, o coordenador assinala que trarão temas como Formulação de Ração para Ruminantes, Processamento do Pedúnculo do Caju, Tecnologia de Abate e Cortes Padronizados de Animais: Ovino, Caprino, Suíno e Aves e Tecnologia de Produção de Bolos Regionais.

Mais informações
Agrinorte
Centro de Convenções de Sobral
Av. Dr. Arimatéia Monte e Silva
Campo dos Velhos
Telefone: (88) 3611.6311

Jéssyca RodriguesColaboradora 

Fonte: DN
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design