Feira da Galinha Caipira aconteceu na Praça de Cuba |
Faltou espaço na Praça de Cuba, nesse sábado (11), para acomodar tanta gente durante a Feira da Galinha Caipira de Sobral. O Projeto Feira do Frango Caipira realizado, de 8h às 12h, comercializou 454kg de galinha, obtendo aos agricultores familiares cerca de R$ 4.000,00 em aves abatidas.
Realizado pela Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagri), o projeto da Feira é uma estratégia para fortalecer a comercialização das aves criadas por agricultores familiares da zona rural de Sobral, oferecendo acesso à compra da galinha caipira para toda a população. Em Sobral, o projeto de criação das galinhas caipiras é voltado para os agricultores de base familiar, e obteve nos últimos três anos um crescimento de 500%.
Na feira, ao preço de R$ 9,00, a galinha é vendida abatida e inteira, chegando a pesar em média 2,5 quilos. As famílias escolhidas para participarem do projeto moram em 13 dos 15 distritos de Sobral. Elas são escolhidas após observação dos órgãos públicos para identificar as que mais têm afinidade com a criação.
O Programa atende hoje 200 famílias distribuídas no Jordão, nas localidades de São Francisco e Baracho; Jaibaras com São Domingos, Idec e Cedro; Caracará no Assentamento Casinhas; Taperuaba em Puba, Serrinha, Rajada, Assentamento São José III e Emasa; Patos no Assentamento Bom Sucesso; e Rafael Arruda nas localidades de Pedrinhas e Recreio.
Para 2013, a prefeitura pretende ampliar o projeto com a implantação de mais 100 unidades nos distritos, investindo na produção, capacitação, assistência técnica continuada, além de estender a venda para praças e bairros de Sobral, aos finais de semana, em calendário a ser definido.