| O Vice-prefeito Carlos Hilton plantou uma muda de Mulungu | 
A Semana da Caatinga, em Sobral, foi aberta nesta quarta-feira (17), com o plantio simbólico feito pelo Vice-Prefeito, Carlos Hilton Soares, de uma muda de Mulungu (árvore escolhida este ano como símbolo das comemorações), nos jardins do Paço Municipal.
Do lado de fora, do auditório da Prefeitura, foi montada uma exposição fotográfica, e de plantas características da Caatinga. Participaram da Solenidade de Abertura, os Secretários Municipais Gizella Gomes (Seurb), Mário Parente (Seconv), Luiza Barreto (Seagri), além do Superintendente da Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Wilson Angelim, alunos da Rede Pública de Ensino, e outros convidados.
Na programação de abertura, todos assistiram a apresentação teatral “Conto de Superação”, do Grupo de Teatro Comunicação e Arte- Educação Popular em Sobral. Em seguida, houve a palestra Caatinga: Ameaças, Oportunidades e Potencialidades, apresentada por Gerda Nickel Maia (especialista em Ciências Florestais e autora do livro Caatinga: árvores e arbusto e suas utilidades), que abordou a importância da relação homem-caatinga, no que diz respeito à preservação ambiental.
Entre os objetivos das festividades da “Semana da Caatinga” estão a criação de atividades de conservação e preservação do Bioma Caatinga Mata Branca. Este ano, a árvores símbolo do evento é o Mulungu, uma planta da família leguminosa, típica do sertão nordestino. A árvore é característica de mata ciliar típica dos cursos de água temporários do Semiárido Nordestino, encontrada entre outros estados, na Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais e Paraíba.
Veja a programação da Semana da Caatinga, que será encerrada, na sexta-feira (26), com uma aula de campo, na Embrapa, com alunos do Curso de Geografia do Centro de Ciências Humanas-CCH (UVA).












