Relatório produzido
pelo movimento Todos Pela Educação avaliou que, no Ceará, 91% dos alunos saem
do ensino médio sem aprender adequadamente Matemática. 76% dos estudantes não
aprendem Português
A cada dez alunos que concluíram o terceiro ano do ensino médio em 2011,
no Ceará, apenas um conquistou conhecimento considerado adequado em Matemática.
Avaliando-se a disciplina Português, 76% dos estudantes cearenses terminaram o
nível médio sem a aprendizagem apropriada da disciplina. Os dados são do
relatório anual de desempenho da educação brasileira, o De Olho nas Metas,
produzido pelo movimento Todos Pela Educação e divulgado ontem. A análise
mostra que o ensino médio continua sendo o grande entrave da educação no Ceará
e no Brasil.
O relatório analisou os resultados da Prova Brasil/ Sistema de Avaliação
da Educação Básica (Saeb) para atualizar os dados das cidades, estados e do
Brasil. Os testes são aplicados por amostragem a cada dois anos, em escolas
públicas e particulares das áreas urbana e rural, no 5º e 9º anos do ensino
fundamental e 3º ano do ensino médio.
O Ceará ficou na 10ª colocação nacional na prova de Matemática, com
apenas 9% dos alunos com aprendizagem adequada, e na 13ª em Português (24%) na
avaliação do último ano do nível médio. O Estado obteve média abaixo do Brasil,
que teve aprovados 10,3% dos alunos em Matemática e 29% em Português.
A avaliação de Português no Ensino Médio foi a única a regredir o
desempenho em relação ao relatório divulgado no ano passado: obteve 25,2% em
2009. Matemática teve o resultado de 8,1%.
Hoje aos 15 anos, Ana Lídia Fontenele se prepara para cursar o 2º ano do
ensino médio em 2013, portanto, concluiu a 9ª série no ano da avaliação. A
jovem reclama que muitos colegas de sala chegaram ao nível médio sem o
conhecimento básico de Matemática. “Os professores precisam fazer revisões
porque alguns alunos têm aprendizagem baixa. A gente não consegue ver nem o
conteúdo todo do livro”, reclama.
O relatório avaliou os desempenhos do 5º e 9º anos pelos municípios - e
não pelos estados, como na divulgação dos dados do 3º ano do ensino médio.
Fortaleza obteve 21,7% dos alunos com aprendizagem adequada para Português no
5º ano e 22,6% em Matemática para a mesma série. Quando a avaliação avançou
para o 9º ano, os números sofreram baixa: 9,8% em Matemática e 22,3% no
Português.
Andrea Bergamaschi, gerente de Projetos Estratégicos do Todos Pela
Educação, avalia que, apesar de a Capital e o Estado terem atingido a maioria
das metas para o ano de 2011, o resultado ainda é muito baixo. “Percebemos o 9º
ano com grande dificuldade de Matemática e em Língua Portuguesa. O Ceará obteve
resultados abaixo da média do Nordeste no 5º ano (a média do NE para Português
foi 29,2% e Matemática 23,5%), então é preciso melhorar”, avalia.
ENTENDA
A NOTÍCIA
O quesito “todo aluno com aprendizado adequado à sua série” vem
apresentando os resultados mais preocupantes nos últimos anos, especialmente
para os anos finais do ensino fundamental e médio. Os dados são da Prova
Brasil/Saeb 2011.
Fonte: O Povo