Uma falha técnica do sistema de divulgação das notas das redações feitas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2012, permitiu que alguns estudantes de todo o País tivessem acesso ao resultado da prova, que oficialmente, será divulgado apenas nesta sexta-feira (28).
Foto: Miguel Portela
A antecipação das notas surpreendeu muitos estudantes cearenses. Com a falha no sistema, o resultado ficou disponível por 30 minutos e foi retirado logo em seguida, ficando indisponível para consulta.
A rápida divulgação das notas gerou suspeitas nos estudantes cearenses sobre uma possível nova fraude no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Exemplo disso, foi a estudante Narla Ramos. "Achei esquisito porque saiu apenas a redação e sumiu tudo de uma hora outra. Todo ano é uma confusão muito grande, sempre aparece suspeita de fraude, de corrupção. Essa nota que aparece e some depois é exemplo disso. Parece que o MEC fica de brincadeira com a gente. Enem é coisa seria, é o futuro da gente", conta Narla.
O Ministério da Educação (MEC) afirmou que não houve vazamento de informação e que alguns candidatos - logados com seu próprio CPF e senha - conseguiram visualizar sua própria nota da redação, sem risco de que outras pessoas, não autorizadas, visualizassem o resultado.
Estudantes visualizam resultado
O estudando Halisson Douglas chegou a compartilhar as notas com outros amigos em uma grupo na rede social Facebook. "Várias pessoas da minha sala conseguiram visualizar as notas, começamos a trocar informações. Percebi que era o de 2012 pois as notas estavam totalmente diferentes do SISU 2011", destacou Douglas.
O MEC atribuiu o problema a "uma carga no sistema" durante um procedimento técnico de homologação das notas de redação no sistema do Enem.
Fonte: DN