quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Estátua de santo sem cabeça faz sucesso em Caridade, no Ceará.

0


Obra teve início em 1992 e segue sem conclusão até os dias atuais

Ventos fortes e a cabeça grande impediram a conclusão da obra.

No morro do Cerrote, na cidade de Caridade, a 100 km de Fortaleza, uma estátua de Santo Antônio sem cabeça chama atenção de quem visita a cidade. A história da estátua do santo sem cabeça teve início quando o então prefeito de Caridade, Raul Linhares, que governou o município entre os anos de 1981 e 1986 encomendou ao artista cearense Francisco Barbosa de Oliveira, conhecido como Franzé D`Aurora, o monumento.

Excesso de ventos e 'grande cabeça'
            A obra teve início em 1992 e quando ela terminou, a cabeça de tão pesada que é, e devido aos fortes ventos da região, não foi possível erguê-la. O ex-prefeito morreu em 2005, mas deixou a mulher, Margarida Linhares, para explicar o porque do santo sem cabeça.

“Quando Raul Linhares estava no seu último ano de mandato e a imagem quase pronta, pensando que ela ia ser entregue, o professor Alexandre, que era o coordenador do projeto, veio fazer uma medição de ventos. Quando chegaram lá em cima perceberam que tinha muito vento. E perceberam que o corpo não tinha condições de sustentar a grande cabeça”, afirmou.

Não finalizada, a cabeça do santo foi abandonada cerca de 3 km do corpo, na Rua 102, no Bairro Conjunto Habitacional. “Desde que eu moro aqui essa cabeça está aqui. Não me incomodo mais”, relata a moradora Maria Selma. Já há pessoas que são contra o abandono da obra. É o caso do pároco da cidade Padre José Linhares, que acha um desrespeito ao santo pede uma retratação por parte da prefeitura. “A igreja acha uma falta de respeito e caridade com o santo. Esse problema já era para ter sido resolvida”, disse.
Fonte: G1 Ceará.
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design