quarta-feira, 13 de junho de 2012

Crônica Sobre Saúde de Taperuaba da CBL.

0

 
Taperuaba é um distrito formado por crianças e adolescentes que como todos gostam de curtir a vida, divertirem-se e precisam de um acompanhamento e um acesso digno, integral e humano à saúde de qualidade.
O Centro de Saúde da Família (CSF), mais conhecido como “Maternidade”, promove juntamente com as escolas de Taperuaba um projeto chamado “Programa de Saúde’’. Esse programa faz com que os enfermeiros levem até as escolas vacinação contra doenças como Hepatite entre outras medidas. O mesmo traz também palestras em como prevenir doenças sexualmente transmissíveis dentre outras doenças causadas pela relação sexual sem proteção.
Porém, o CSF tem de melhorar em muitas coisas como, por exemplo, que seja disponibilizado uma ambulância nova para Taperuaba. Os transportes que dispomos no nosso distrito não mais conseguem atender com a qualidade necessária toda a demanda da população. Levando em conta que Taperuaba é o distrito mais distante de Sobral, faz-se urgente a aquisição de uma nova ambulância.
Que seja agilizado a contratação de novos agentes se saúde (ACS) para atender as áreas descobertas de nosso distrito. Segundo relatos de pessoas da comunidade existem áreas há mais de dois anos sem o acompanhamento de um ACS, desta forma o PSF (Programa Saúde da Família) perde suas características fundamentais, que é de acompanhar o cidadão mais de perto, oferecendo orientações de como prevenir doenças e não buscar o serviço de saúde somente para tratamento.
Que seja colocado um motorista de plantão noturno da unidade de saúde regularmente. Populares afirmam que já precisaram de atendimento de urgência em casos de acidentes e o mesmo demorou bastante a chegar, por não haver motorista de plantão, mas somente um motorista sobre aviso.
O CSF há pouco tempo ganhou um novo autoclave da secretária de saúde, mas em menos de três semanas o mesmo quebrou e até o dado momento nada foi concertado, nada fizeram.
Os profissionais do CSF contam com o respeito e o carinho da população taperuabense. Todavia a Secretaria de Saúde de Sobral deveria investir mais na aquisição de material, equipamento de qualidade e em novos serviços de saúde. Apesar do que já é feito muito ainda precisa melhor. A comunidade de Taperuaba clama por um atendimento de saúde de maior qualidade, com equidade e humanização.
                                               
                          Equipe: Dayane, Darkiane, Willa, Naiara, Maria de Fatima e Layza.   
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design