sexta-feira, 27 de abril de 2012

Sobral realiza Mutirões da Dengue em diversos bairros e mantem índice de infestação zero

0

A Secretaria da Saúde e Ação Social através do Projeto Venci o Tempo, Vencerei a Dengue em parceria com os Centros de Saúde da Família e Conselhos Locais dos diversos bairros vem intensificando os mutirões de combate à Dengue no Município de Sobral o que vem garantindo o sucesso da campanha. Enquanto municípios vizinhos já divulgaram estado de epidemia, Sobral mantem índice 0,0% de infestação.
O combate a Dengue de 2012 iniciado no dia 19 de janeiro com a realização dos planejamentos participativos de sensibilização junto às comunidades está com agenda planejada e marcada até julho.
Os mutirões acontecem todas as semanas e contam com a participação de representantes de vários setores da Comunidade, Centro de Zoonoses, SAAE, Defesa Civil, SPLAM, profissionais da Equipe de Saúde da
Família, Conselho Municipal de Saúde e demais lideranças locais.
No mês de Abril, os mutirões ocorreram nos bairros: Tamarindo, Terrenos Novos, Sumaré, Recanto I, CAIC, Alto da Brasília, Parque Silvana I, Recanto II e Conjunto Meruoca. Em Maio, os mutirões prosseguem em Taperuaba e localidades adjacentes.

Sobre a dengue:
A dengue é uma doença grave e que pode matar. É transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti infectado. O mosquito se reproduz em água parada e para prevenir não podemos deixar água acumular.

A fêmea pica a pessoa infectada, mantém o vírus na saliva e o retransmite.
A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes/aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre na fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.

O único modo possível de evitar a transmissão da dengue é a eliminação do mosquito transmissor e a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. A participação da sociedade civil no controle e na eliminação do mosquito é fundamental.


Comparação dos casos 2011 e 2012 (notificados e confirmados) e o índice de  infestação nos ciclos de 2012.


NOTIFICAÇÃO DENGUE

Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun

2011
79
89
231
211
103
Jun

2012
23
43
54
44
0
0


                                                                                             

CONFIRMADOS DENGUE
Ano Inic.Sintomas
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Total

2011
13
13
32
18
7
4
1
88

2012
2
4
1
0
0
0
0
7
Total
15
17
33
18
7
4
1
94

                                              
ÍNDICE DE INFESTAÇÃO

1º. CICLO
*2º CICLO
SEDE
0,01
0,03
RURAL
0,24
0,08
GERAL
0,05
0,04
                                                                                                                *60% CONCLUÍDO    
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design