Tauá poderia ser uma cidade sem muito acesso à tecnologia. Mas os quase 56 mil habitantes do município têm um motivo para se orgulhar. A cidade foi eleita pelo Ranking Motorola de Cidades Digitais 2011 como o único município brasileiro, dentre cinco latino-americanos, que mais favorecem a inclusão digital. Completam a relação as cidades de Medellín, na Colômbia, e San Luis, Mercedes e Marcos Paz, na Argentina.
A classificação, feita pela Motorola Solutions para a América Latina e o Caribe, considerou iniciativas que refletem o compromisso das cidades na ampliação do acesso a dispositivos tecnológicos, à conectividade, à educação digital da população mais atrasada e no uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs). Em junho, Tauá havia sido eleita uma das 10 cidades mais digitalizadas do Brasil, de acordo com o Índice Brasil de Cidades Digitais, realizado pela Momento Editorial, em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento.
O reconhecimento é fruto de um investimento em tecnologia que começou em 2006, como a criação do projeto Cidade Digital em Tauá. O secretário de Ciências e Tecnologia da cidade, Élvis Gonçalves, explica que, antes do projeto, menos de 1% da população local tinha acesso à internet. Hoje, o índice já ultrapassa os 50%. Ele comemora a ampliação da rede, que deve beneficiar 86% da população em janeiro.
De 2006 até hoje, mais de 8 mil jovens foram capacitados com cursos de informática.“Empresas grandes estão vindo para cá. Todas as escolas têm laboratório de informática”, cita Élvis.
Até a multinacional Microsoft conheceu o projeto Cidade Digital e fechou parceria com o programa. Conforme o deputado federal Domingos Neto, que divulgou o projeto para a empresa, o investimento inicial será de 100 mil dólares. O dinheiro será revertido em licenças para uso de softwares, capacitação pessoal e licenças para a produção de softwares com o selo da empresa.
Rita Brito
ESPECIAL PARA O POVO
ceara@opovo.com.brOnde
ENTENDA A NOTÍCIA
Tauá é a única cidade brasileira incluída no ranking dos cinco municípios latino-americanos que mais favorecem a inclusão digital. O reconhecimento vem após a implantação, em 2006, do projeto Cidade Digital, parceria do Ministério das Comunicações com a prefeitura de Tauá.
Saiba mais
Serviços do projeto
Tauánet (provedor de acesso à internet)Teletauá (cabines de telefonia VoIP gratuita). É possível fazer ligações gratuitas (com 3 minutos) para qualquer lugar.
Centro de capacitação, sala de videoconferência e de formação a distância, reciclagem de equipamentos de informática e quiosques digitais.
Cinturão Digital
Para facilitar o acesso à internet, o Estado criou o Cinturão Digital, tido pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) como a mais veloz rede pública de banda larga do país. Segundo o presidente da empresa, Fernando Carvalho, são 2.600 quilômetros de fibra óptica, em 53 cidades.