Header Ads

Ceará passa de mil mortos por coronavírus


Ceará chegou a 1.017 mortes e 15.243 casos confirmados de coronavírus. Os números foram atualizados na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), às 9h21min de hoje, sábado, 9 de maio (09/05).  Foram mais 20 óbitos e 109 novos casos contabilizados a mais que ontem.

Há casos confirmados em 168 municípios. Fortaleza concentra a maior quantidade: 10.546. É também o município com mais óbitos: 777. Há ainda 30.565 casos em investigação em todo o Estado. Foram realizados 41.476 exames.

Nessa sexta, 8, o Ceará atingiu 997 óbitos e 15.134 casos confirmados de Covid-19. Na ocasião, foram 94 mortos e 1.246 novos casos registrados em 24h. O número de mortos foi quase o dobro de casos diários registrados nos últimos dias. Comparado com quarta, 6, e quinta, 7, (54 mortes em cada dia) houve um aumento de 74% nos óbitos. De quinta para sexta, o número total de mortes - de 903 para 997 - cresceu 10,4%. 

Na quinta-feira, 7, o Ceará atingiu 903 mortes por Covid-19. Até a data, eram 13.888 casos confirmados do novo coronavírus. 

Os novos casos e óbitos são registrados de acordo com a data de confirmação, mediante o resultado dos exames. Com inclusão de 54 mortes nos registros na quinta-feira, o Ceará chegava ao quarto dia consecutivo com mais de 50 óbitos contabilizados. No total, o Estado registrou na quarta-feira, 6, 12.310 casos e 849 mortes por Covid-19.

Quatro municípios estão sem nenhum caso suspeito nem confirmado da doença. Em todos eles, as suspeitas que haviam foram descartadas. São eles: Altaneira, Baixio, Granjeiro e Jati. Na quarta-feira, 6, pela primeira vez chegou a haver casos suspeitos ou confirmados nos 184 municípios cearenses, mas o cenário felizmente mudou. 

A Sesa explicou que os saltos no números estão ocorrendo em razão de mudança em um dos sistemas de alimentação de dados do Ministério da Saúde. Por isso, a secretaria não conseguia captar dados de exames já analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para inserção no IntegraSUS. Então, registros de vários dias foram inseridos no sistema de uma vez.

O dado não significa que as mortes tenham ocorrido nessa data, mas que houve o resultado do exame com a confirmação de que o paciente tinha Covid-19.

A Secretaria da Saúde informou que realiza mudanças no sistema desde 23 de abril e, por isso, pode haver mudanças nos casos confirmados hoje e nos próximos dias. Isso pode explicar a disparada ocorrida, com o maior aumento de casos confirmados em um dia até agora.

Taxa de letalidade
Há uma diferença entre taxa de mortalidade e de letalidade de uma doença. A taxa de mortalidade se refere à quantidade de pessoas que morreram por uma doença em relação à população total de um lugar - seja uma cidade, estado, país, ou até mesmo o mundo inteiro.
Já a taxa de letalidade se refere à quantidade de pessoas que morreram por uma doença em relação à quantidade de infectados por ela.


O POVO

Tecnologia do Blogger.