sexta-feira, 13 de março de 2020

Por que diabéticos estão entre grupos mais vulneráveis ao coronavírus? Saiba quais são os riscos

0

Diabéticos estão entre os grupos mais vulneráveis ao novo coronavírus por dois motivos principais: excesso de glicose no sangue e tendência a inflamação – essas duas condições impedem que o sistema imunológico responda adequadamente a infecções por vírus e bactérias.

Relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde colocam quem tem diabetes entre os mais suscetíveis à Covid-19.

Os principais fatores que explicam a vulnerabilidade são:
- O excesso de açúcar no sangue dificulta o combate a doenças
- O processo de inflamação é mais acentuado nos diabéticos
- Por causa do sistema imunológico comprometido de quem tem diabetes, alguns sintomas da infecção por coronavírus demoram a aparecer
Veja os cuidados específicos que diabéticos devem tomar:
- Controlar a glicemia (índice de açúcar no sangue)
- Dieta balanceada e atividade física constante
- Tomar vacinas para outras infecções virais e bacterianas

"O excesso de açúcar causa um atordoamento do sistema imunológico. Ele altera a atividade cardiovascular e faz com que o organismo não combata ameaças", explica o alergista Marcelo Bossois, membro do projeto Brasil sem Alergia.

Por conta do sistema imunológico comprometido, diabéticos não conseguem dar os sinais de alarmes claros da doença, segundo a infectologista Rosana Richtmann, também da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

De acordo com o endocrinologista João Eduardo Nunes Salles, de todos os sintomas que diabéticos com Covid-19 têm, o mais intenso é a falta de ar. O controle da glicemia é a medida mais eficaz para proteger diabéticos de infecções.


A VOZ DE SANTA QUITÉRIA

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design