segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Açude que abastece Taperuaba terá qualidade da água monitorada em projeto pioneiro no Ceará

0
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), está desenvolvendo um estudo inédito no Estado, no sentido de monitorar a qualidade hídrica dos reservatórios cearenses.

O Edson Queiroz, em Santa Quitéria, será um dos 13 primeiros a serem acompanhados, através de imagens de satélite, sensores aquáticos e amostras de água. Com estes equipamentos, os órgãos farão um acompanhamento qualitativo dos recursos hídricos com a finalidade de captar informações a serem aplicadas em diferentes setores, que vão desde o abastecimento humano até o peixamento - atividade que tem por desígnio o povoamento, repovoamento e a estocagem de alevinos.

O projeto começou a ser idealizado na metade do segundo semestre de 2019, levando três meses para ser finalizado e há expectativa para que as atividades já comecem ainda neste ano. Para isso, o Estado deverá submeter a proposta ao Banco Internacional do Desenvolvimento, avaliada em R$ 1,2 milhão. O critério para a escolha dos açudes foram a localização e a sua capacidade de armazenamento.

Um dos órgãos que pode ser beneficiados com estas análises é a Cagece, por exemplo, sobre quais produtos utilizar para remover algas, considerando riscos de problema ambiental e de saúde pública, auxiliando no tratamento e sua distribuição. A Companhia de Água e Esgoto, inclusive, será o órgão responsável por realizar a análise das amostras coletadas.


A Voz de Santa Quitéria

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design