Header Ads

Gestores de quatro estados brasileiros conhecem a Educação de Sobral


Sobral recebeu, nos dias 27 e 28 de junho, gestores municipais e educadores dos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Ceará, que desejam melhorar os índices educacionais de seus municípios. Eles participaram do XX Seminário sobre a Educação de Sobral, evento no qual são apresentadas as estratégias educacionais adotadas pelo município ao longo dos últimos 22 anos.

O primeiro dia de programação contou com visitas à Casa da Avaliação Externa do município e à Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege). Em seguida, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, ministrou a palestra “A Experiência Educacional de Sobral – 22 anos”, na qual apresentou a política educacional implementada ao longo dos últimos anos, que fizeram o município ter hoje a melhor Rede Pública Municipal de Educação do Brasil, segundo avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017
Os educadores também conheceram um pouco mais sobre a atuação pedagógica na Rede Municipal de Sobral por meio da palestra “Atividades, ações e metodologias de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica nas Escolas Municipais de Sobral”, ministrada pela tutora da Coordenadoria de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica, Jacyra Pimentel.

A professora Maria Inácia de Alvarenga, atua no setor de Correção de Fluxo e Reforço Escolar da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Segundo ela, boa parte das estratégias de Sobral serão aplicadas nas escolas públicas cariocas.“Minha vinda a Sobral foi com foco de colher e aprender coisas novas e levar algumas ideias para nossa cidade. Foi bem proveitoso. Muitas coisas que estou vendo em Sobral podem ser aplicadas lá sim, outras não, mas muitas também podem ser adaptadas. Foram momentos de trocas significativas e estou levando uma ótima impressão para o Rio de Janeiro”, disse.


Na programação do segundo dia, os educadores participaram da palestra “A Formação de Professores no Município de Sobral e a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional”, ministrada pelo diretor-presidente da Esfapege, Amaury Gomes, e em seguida, visitaram a Escola José da Matta e Silva e o Centro de Educação Infantil Terezinha Rodrigues da Silva, onde conheceram as atividades desenvolvidas pelas unidades escolares.


Para dar a oportunidade para outras pessoas conhecerem o sistema educacional de Sobral, a Secretaria da Educação do Município já está com inscrições abertas para o próximo seminário que vai acontecer nos dias 25 e 26 de julho. As inscrições são gratuitas no link: https://doity.com.br/seminario-educacao-sobral-julho2019
Tecnologia do Blogger.