quarta-feira, 20 de maio de 2020

Enem será adiado em pelo menos um mês, anuncia governo

0
O governo federal anunciou nesta quarta-feira (20) que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será adiado em pelo menos 30 dias devido ao impacto da pandemia de Covid-19. 

Segundo nota oficial do Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pela aplicação da prova, "as datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais."

O Enem estava originalmente previsto para os dias 1º e 8 de novembro. A versão digital do exame seria aplicada em 22 e 29 de novembro.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), mais de 4 milhões de estudantes já estão inscritos para fazer a prova. As inscrições terminam às 23h59 desta sexta-feira (22).

Com o anúncio, o governo federal se antecipa à movimentação que vinha ocorrendo no Congresso Nacional nos últimos dias para a mudança da data do Enem.

Nesta terça (19), o Senado aprovou, por 75 votos a um, projeto que previa o adiamento do exame por tempo indeterminado -- o único voto contrário foi de Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também deixou claro ao longo da terça-feira que priorizaria o tema na Casa e que não esperaria uma decisão do governo, apesar de fazer a ressalva de que seria "melhor que pudesse vir do presidente uma decisão antes que Senado e Câmara tomassem a decisão de votar".

Leia a íntegra da nota oficial divulgada pelo Inep:
"Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.

Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio."


CNN Brasil


Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design