quinta-feira, 14 de maio de 2020

Ceará tem 5 cidades com rápida duplicação de casos de Covid-19 do País

0

Ainda segundo a última atualização da plataforma, o Ceará registrou o recorde de mortes em um período de 24 horas, com outros 109 óbitos contabilizados desde esta terça-feira (12). Agora são 1.389 pessoas que não resistiram à Covid-19, com mais 19.156 diagnósticos positivos para a doença.

Avanço

O avanço rápido também coloca a cidade na 6ª posição em número de casos confirmados no Estado, ficando atrás, apenas, de Fortaleza (12.037), Caucaia (752), Maracanaú (397), Sobral (324) e Eusébio (284).

O crescimento no número de casos causa preocupação na gestão municipal. A subsecretária de saúde do município, Mayla Sampaio, ressalta que a Prefeitura vem adotando medidas mais duras para reduzir o fluxo de pessoas.

“Foi decretado o fechamento do comércio e criamos barreiras sanitárias na entrada da cidade”, explica. “Também aumentamos uma ala na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com 20 leitos para pacientes com quadros suspeitos ou confirmados de Covid-19”.

A Prefeitura deve, ainda, passar a utilizar o Hospital Regional de Itapipoca, com criação de uma ala específica para atendimento de pacientes com a Covid. “Estamos em conversação com a Secretaria da Saúde para aquisição de equipamentos”, pontua Mayra.

Segundo o Diretor Administrativo da unidade, Juliano Ragnini, o não cumprimento do isolamento é um dos motivos para que a rede pública fique sobrecarregada. “Temos 10 leitos de UTI e atendemos como referência de pacientes graves. Neste exato momento, todos os leitos estão ocupados com casos confirmados ou suspeitos de Covid-19”, explica. Ele ressalta que os leitos foram construídos em 20 dias: “Já salvamos muitas vidas”.

Concentração

Em nota, a FioCruz informou que a transmissão do vírus se dá com base nas lógicas de circulação de pessoas e mercadorias. Neste contexto, algumas cidades estão posicionadas no centro de uma rede de circulação, o que favorece a disseminação tanto nas capitais como nos municípios menores.

Um destes polos, Sobral - que registra o maior número de casos da doença no interior, vem adotando medidas mais duras de isolamento social. A Prefeitura determinou o uso obrigatório de máscaras em estabelecimentos essenciais, válido desde o último dia 4, e aumentou a fiscalização no centro comercial do município, além de limitar o acesso de visitantes à cidade.

Segundo Boletim Epidemiológico da Sesa, emitido no último dia 12, o Hospital Regional Norte (HRN), maior polo de saúde público do município, já está com todos os leitos de UTI (90,0%) e de enfermaria (128,0%) ocupados. Segundo a Sesa, a taxa de ocupação geral da unidade é de 109,0%, mostrando a sobrecarga do sistema.

Interiorização

Conforme a Fiocruz, “existe uma tendência à interiorização da epidemia”, que está chegando de forma acelerada aos municípios de menor porte. No Ceará, até o último dia 11, mais da metade (55%) dos pequenos municípios, com até 10 mil habitantes, já registravam casos da doença. Nas cidades com 10 mil a 20 mil habitantes, este índice chega a 95%. Já nos municípios com mais de 20 mil habitantes, “todos já têm algum caso confirmado e informado por meio de suas autoridades locais”, aponta a Fiocruz.

G1 CEARÁ


Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design