Header Ads

20 respiradores pulmonares retidos pelo Ministério da Saúde chegam ao Ceará

O governador Camilo Santana anunciou em suas redes sociais, na manhã desta sexta-feira (15), a chegada de 20 respiradores pulmonares ao Ceará que estavam retidos em São Paulo.

No início de maio, outros 28 aparelhos pulmonares chegaram ao estado. O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Ceará (MPCE) iniciaram uma ação judicial em abril contra a União e a Intermed Equipamento Médico Hospitalar Ltda solicitando a entrega de respiradores adquiridos pelo Governo estadual e pela a Prefeitura de Fortaleza.

Apesar dos processos de compra regulares, a Intermed afirmou que não houve a entrega do material por solicitação do Ministério da Saúde. O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) autorizou a entrega dos respiradores. 94 aparelhos foram adquiridos pelo estado e município, 58 deles chegaram.

“Serão mais 20 UTIs para salvar vidas dos irmãos e irmãs cearenses”, escreveu Camilo em suas redes sociais. Os novos respiradores foram entregues ao Hospital Leonardo da Vinci, a unidade em Fortaleza é destinada para o tratamento de pacientes com o coronavírus.

G1 -CE

Tecnologia do Blogger.