quinta-feira, 16 de abril de 2020

OMS pede a governos que limitem acesso a bebidas alcoólicas durante pandemia de novo coronavírus

0
A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu na terça-feira (14) que governos adotem medidas para limitar o consumo de bebidas alcoólicas durante a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Segundo o organismo, o uso contínuo de álcool por pessoas em isolamento ou quarentena pode acarretar nas seguintes consequências:


Piora geral nas condições de saúde
Aumento nos comportamentos de risco
Problemas de saúde mental
Maior risco de violência, inclusive doméstica
A maior preocupação da OMS em relação ao abuso de álcool está na Europa. Segundo comunicado, a alcoolização excessiva causa 3 milhões de mortes por ano — um terço delas no continente europeu.

Por isso, o órgão internacional insiste que deve haver medidas de restrição ao acesso às bebidas alcoólicas e maior comunicação sobre os riscos do excesso.

"Durante a pandemia, devemos realmente nos perguntar quais são os riscos que estamos tomando em deixar pessoas trancadas em casa com uma substância perigosa tanto para suas saúdes quanto pelos efeitos no comportamento, inclusive violência", afirmou Carina Ferreira-Borges, gerente do Programa de Álcool e Drogas Ilícitas da OMS na Europa.

Informações falsas sobre álcool
A OMS também alerta sobre mitos relacionados ao uso do álcool — principalmente depois de relatos de pessoas que aumentaram o consumo dessas bebidas por acreditarem que elas são capazes de matar o novo coronavírus no corpo humano.

"Medo e desinformação geraram um mito perigoso de que consumir bebidas com forte teor alcoólico podem matar o novo coronavírus. Não é verdade", alerta a OMS, em comunicado.

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design