Header Ads

Prefeitura de Sobral assume temporariamente a direção do Hospital Doutor Estevam



Com o objetivo de ampliar e melhorar os equipamentos de Saúde do município, a Prefeitura de Sobral vai assumir, a partir desta terça-feira (17/03), até 31 de janeiro de 2021, a direção do Hospital Doutor Estevam. O decreto que estabelece essa intervenção foi publicado no Diário Oficial do Município nº 752, de 13 de março de 2020. A unidade passa a ser o primeiro hospital público do município.

Uma reunião foi realizada na unidade de saúde nesta segunda-feira (16/03) com os profissionais para anunciar a ação. O momento foi conduzido pelo chefe do gabinete David Duarte, pela secretária da Saúde, Regina Célia Carvalho, pelo coordenador de Vigilância e agora interventor do hospital, Marcos Aguiar Ribeiro, entre outros profissionais da Secretaria da Saúde.

“O decreto estabelece a requisição do estabelecimento, da estrutura do hospital, para intervenção do município, para tratar do hospital como se ele fosse público. Então, as pessoas de lá serão absorvidas pelos próximos 90 dias”, explica o procurador-geral do município, Rodrigo Araújo. Todos os servidores do hospital passam a integrar a Secretaria da Saúde de Sobral. Posteriormente, será realizado um processo seletivo simplificado, como estabelece toda contratação feita pelo serviço público, e com o objetivo, inclusive, de ampliar o quadro de servidores. Todos esses processos serão acompanhados pelos Ministérios Público e do Trabalho.

“Esse processo de intervenção vai permitir que a gente consiga qualificar, aumentar e usar realmente toda a capacidade do hospital, entendendo toda a importância que essa unidade tem para o nosso sistema de saúde”, iniciou Marcos Aguiar. “A partir de amanhã [terça-feira] uma equipe da Secretaria da Saúde estará dentro do hospital para poder identificar, fazer um diagnóstico, e depois fazer um planejamento estratégico para o início efetivo da intervenção”.

Durante o momento, Marcos falou sobre a rotina dos profissionais, que a princípio permanece a mesma, e explicou também como será o atendimento ao público. “Ao longo dos próximos dias a população vai ser orientada, porque vivemos um momento de reorganização de fluxos, principalmente por conta do Coronavírus. Vamos estar direcionando a população, para que ela entenda quais os fluxos do sistema de saúde, inclusive, fazer ela ver qual realmente vai ser o perfil desse hospital”.

O decreto permite a execução de pequenas obras. Um dos objetivos é reformar alguns leitos e prepará-los para o recebimento de possíveis casos de infecção pelo Covid-19. O município vem se preparando, diante a situação que diversos países vêm enfrentando. Nesta segunda-feira (16/03), o prefeito Ivo Gomes decretou estado de emergência em Sobral e estabeleceu diversas medidas de enfrentamento à doença. Até o momento, o município já notificou 5 casos, dos quais 2 foram descartados e 3 estão aguardando laudo oficial.



Tecnologia do Blogger.