Header Ads

Ceará tem 13 açudes sangrando no primeiro dia de março


O Ceará contabiliza 13 açudes sangrando na manhã desta segunda-feira, de acordo com dados observados no Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Outros seis reservatórios estão com o volume acima dos 90%. Todas as barragens são localizadas na Região Norte do Estado e no Maciço de Baturité.

(ATUALIZAÇÃO: Aumentou o número de açudes que superaram os 100% da capacidade. Inicialmente, a Cogerh contabilizava 12. Porém, nesta segunda-feira, o número chegou a 13. A reportagem foi atualizada às 7h39 desta segunda-feira, 2 de março)

As chuvas estão ajudando no aporte hídrico do Estado. No mês de fevereiro, as precipitações ficaram 64,1% acima da média, segundo dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Para o período, a normal climatológica é de 118,6 milímetros, tendo sido observado 194,7 mm até esta sexta-feira (28).
O balanço mensal analisado segue o cenário indicado pela Funceme no prognóstico climático divulgado pelo órgão que, além de apontar 40% de chances de precipitações acima da média para todo o trimestre de março a maiol, já afirmava que o primeiro mês da quadra chuvosa poderia ser chuvoso.

Precipitações
Mesmo com a chegada do início de quadra chuvosa, Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme, adverte que ainda é muito cedo para fazer uma avaliação.
“Os grandes reservatórios como Castanhão e Orós já devem ter começado a receber os primeiros volumes de água; mas para recuperá-los, vai ser preciso que a estação seja chuvosa de fato. E mais do que isso, que as precipitações ocorram nos lugares certos e nos momentos certos”, finaliza a gerente de Meteorologia da Funceme.
G1 Ceará

Tecnologia do Blogger.