sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Paciente com caso suspeito de Coronavírus está na UTI

0

Ministério da Saúde confirmou a suspeita na última quarta-feira (30)

O paciente com suspeita de Coronavírus foi transferido para o Hospital Regional Norte de Sobral (HRN) e segue internado em leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Embora o quadro seja estável, a medida foi tomada em acordo com protocolo determinado pelo Ministério da Saúde, que confirmou o caso suspeito na última quarta-feira (29). 

Durante a quinta-feira (30), o paciente teve amostras de sangue coletadas e encaminhadas para o o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Fortaleza. Parte do material foi transferida para a Fiocruz, no Rio de Janeiro. Com o resultado dos exames, será possível definir se o homem está com a doença. 

NOTA TÉCNICA
Após confirmar o primeiro caso suspeito, a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), divulgou nota técnica para orientar profissionais sobre a doença. A nota técnica orienta os profissionais sobre como notificar casos suspeitos, coleta de amostras, critérios clínicos e epidemiológicos. Além de atendimento de casos suspeitos e medidas de prevenção e controle.

Entre os sintomas apresentados, a Sesa destaca febre, tosse e dificuldade para respirar. Para prevenir, atitudes simples no dia a dia são importantes. Lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel, ficar em casa se estiver doente, cobrir o nariz e a boca com lenço de papel quando tossir ou espirrar, limpar e desinfetar os objetos que são muito usados. Caso apresente os sintomas dentro de um período de até 14 dias após viagem para alguma cidade na China, deve-se procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.
Cnews

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design