A partir desta quinta, 15, a
startup de serviços financeiros Nubank libera o acesso a cartão de débito para
todos os seus clientes. Recurso bastante aguardado, o cartão de débito estava
em testes desde dezembro de 2018, quando a companhia anunciou que cerca de 10
mil pessoas participariam do processo. Desde então, 2,5 milhões de clientes da
conta digital da startup, a NuConta, participaram do teste.
“É um movimento de tornar o Nubank uma conta cada
vez mais completa. Com débito, crédito, crédito pessoal e programa de
recompensas, temos uma proposta de valor para que as pessoas saiam dos bancos
tradicionais”, disse ao Estado Vitor
Olivier, vice-presidente de consumo do Nubank.
O cartão permitirá também saques em qualquer
máquina da Rede 24 Horas ao custo de R$ 6,50 cada. De acordo com a companhia,
esse valor corresponde ao custo que ela tem para utilizar a infraestrutura das
máquinas e para manter a operação relacionada aos saques. Em dezembro, a
startup já dizia que preferia repassar os custos a criar uma taxa para os seus
clientes. “O mundo físico é bem difícil e bem mais caro. Nosso foco é digital,
mas sabemos que hoje o saque ainda é importante”, explica Olivier.
Ao ser questionado sobre o número de clientes que
devem procurar o novo produto, Olivier diz que não tem um número definido, mas
que a companhia está preparada para um alto número de pedidos. A NuConta tem
atualmente 8 milhões de clientes, dis quais 5 milhões aderiram após o anúncio
da função débito. Os novos serviços estarão disponíveis também a novos
clientes, que podem pedir o cartão assim que criarem a conta.
“Aprendemos em duas frentes com os testes: a de
usuário e a de tecnologia. Um cartão de débito tem que ter consistência e
garantir um bom nível de funcionamento num alto grau de escala”, explica o
executivo.
O cartão de débito só não estará disponível aos
clientes com contas jurídicas. “A conta jurídica está num momento parecido com
o da NuConta um ano e meio atrás em termos de testes de escalabilidade e
experiência. O débito está no radar para as contas jurídicas, mas ainda não é o
momento”, diz Olivier.
Avanço
O Nubank caminho a passos largos para se tornar um
banco tradicional. Além dos testes com o cartão de débito, a companhia anunciou
nos últimos meses o fim da lista de espera para o cartão de crédito, abriu
opções de investimento, liberou transferências por DOC para as contas e criou a
conta jurídica.
Em julho, a empresa de tornou a primeira startup
brasileira de capital fechado a atingir valor de mercado de cerca de R$ 10
bilhões. A companhia recebeu um aporte do fundo americano TCV de US$ 400
milhões. No total, o Nubank tem 12 milhões de clientes.
Para pedir o cartão
Para solicitar o cartão habilitado com a função
débito, vá ao app do Nubank. Em Configurações, procure Pedir Função Débito.
Para quem já tem o modelo de cartão lançado em setembro de 2018, a ativação do
débito será automática.
Estadão Conteúdo