sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Hospital Regional Norte recebe certificação nacional de excelência em gestão

0

O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, do Governo do Ceará, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), é acreditado com excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3 reconhece padrões de qualidade, segurança do paciente e gestão integrada. A certificação do HRN ressalta a cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. O título é válido por três anos.
“O mais importante no processo de acreditação hospitalar, não é a certificação em si, mas as mudanças nos processos de trabalho dentro dos hospitais. Isso gera uma mudança de cultura nas unidades de saúde do Estado, no sentido de melhorar o resultado que a gente presta de serviços aos pacientes e nas várias dimensões de saúde, de segurança e eficiência do trabalho”, enfatiza Marcos Gadelha, secretário executivo de Vigilância e Regulação da Saúde.
O secretário executivo da Sesa ressalta que esse processo integra os diversos serviços prestados no hospital. O paciente tem uma necessidade de cuidado integral e essa continuidade de cuidado deve acontecer de uma forma eficiente, segura, não causando danos ao paciente. “Esse processo de acreditação é para certificar que estamos fazendo de forma próximo ao ideal. De acordo com os diversos níveis de acreditação se avalia estrutura, processo de trabalho, resultado e governança dos serviços hospitalares no sentido de tornar a unidade excelência no atendimento ao cidadão”, destaca. 
Dos hospitais da rede pública do Governo do Ceará, além do Regional Norte, há também o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), em Fortaleza, acreditados com excelência. “Pouquíssimas instituições apresentam essa acreditação nível 3 sendo 100% pública. No Brasil, de mais de 6.700 instituições, menos de 20 têm nível 3 sendo 100% pública. A Secretaria de Saúde do Estado tem três hospitais nível três na sua rede. Isso é uma coisa diferenciada no Nordeste”, declara Flávio Deulefeu, presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).
De acordo com o diretor geral do HRN, o médico Daniel Hardy Melo, tornar-se um hospital acreditado é importante para atingir excelência na gestão com melhor uso dos recursos. “Todo estabelecimento de saúde busca diminuir os custos e atingir um nível de excelência no fornecimento de seus serviços. Existe a necessidade de uma melhor capacitação dos recursos humanos, de uniformização dos processos e automatização de algumas estratégias administrativas. A melhor maneira de alcançar esses resultados é através da acreditação hospitalar. Os processos de acreditação são um excelente instrumento para a gente atingir esse fim”, afirma.
Os princípios da acreditação hospitalar estão pautados em um caráter eminentemente educativo. Muitos são os benefícios do processo de acreditação, segundo o diretor do HRN, Daniel Hardy. “Com a proposição de métodos e técnicas que possam promover essa melhoria contínua dos processos, a qualidade na prestação dos serviços passa a estar integrada à cultura da instituição com essa visão de promoção das boas práticas dos processos dentro do hospital. Além dos benefícios principais relacionados à segurança dos pacientes e à qualidade da assistência, o processo de acreditação hospitalar traz outros benefícios; estimula a promoção do trabalho em equipe, a melhora do clima organizacional, monitoramento constante dos processos e dos resultados que nós obtivemos, melhora no desempenho institucional como um todo em caminho para melhoria contínua”, ressalta. A acreditação com excelência é o nível mais completo de todos os disponíveis, pois “engloba todas as primícias e procedimentos para fazer o hospital ter uma excelência na gestão, permitindo que a instituição tenha uma cultura mais sólida propícia à busca da melhoria contínua, visando sempre resultados positivos e a consolidação como prestador de serviços de saúde” ,avalia.

 Referência
O Hospital Regional Norte é o maior hospital do interior da Região Nordeste, com mais de 54 mil metros quadrados de área total. É referência no atendimento a casos de média e alta complexidade. Segundo hospital de nível terciário construído pelo Governo do Ceará no interior, desde 2013 o HRN atende a população de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas dos 55 municípios da zona norte.
A estrutura de assistência do HRN é ampla, com atendimento 24 horas em urgência e emergência em diferentes especialidades. No eixo adulto, o HRN atende perfis clínicos e cirúrgicos não traumáticos, com um serviço de cirurgia vascular disponível na emergência, serviço de cirurgia pediátrica, além de outras especialidades cirúrgicas de apoio como cirurgia torácica, otorrinolaringologia, neurocirurgia, além de endoscopia digestiva alta e baixa. No eixo pediátrico, a emergência pediátrica é a única com a porta aberta na região. O HRN conta ainda com UTI Adulto, UTI Pediátrica, UTI Neonatal e um serviço de imagem com um aparato tecnológico de última geração com tomografia, ressonância, ultrassom, além das radiografias convencionais. O hospital contempla uma retaguarda de leitos de internação no eixo adulto, pediátrico e neonatal e um Centro de Apoio à Saúde reprodutiva da Mulher com leitos de obstetrícia para pacientes reguladas e vinculadas 

Assessoria de Comunicação do Hospital Regional Norte (HRN)

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design