O
Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, do Governo do Ceará, administrado
pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), é acreditado com excelência
pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O certificado de Acreditado com
Excelência – Nível 3 reconhece padrões de qualidade, segurança do paciente e
gestão integrada. A certificação do HRN ressalta a cultura organizacional de
melhoria contínua com maturidade institucional. O título é válido por três
anos.
“O
mais importante no processo de acreditação hospitalar, não é a certificação em
si, mas as mudanças nos processos de trabalho dentro dos hospitais. Isso gera
uma mudança de cultura nas unidades de saúde do Estado, no sentido de melhorar
o resultado que a gente presta de serviços aos pacientes e nas várias dimensões
de saúde, de segurança e eficiência do trabalho”, enfatiza Marcos Gadelha,
secretário executivo de Vigilância e Regulação da Saúde.
O
secretário executivo da Sesa ressalta que esse processo integra os diversos
serviços prestados no hospital. O paciente tem uma necessidade de cuidado
integral e essa continuidade de cuidado deve acontecer de uma forma eficiente,
segura, não causando danos ao paciente. “Esse processo de acreditação é para
certificar que estamos fazendo de forma próximo ao ideal. De acordo com os
diversos níveis de acreditação se avalia estrutura, processo de trabalho,
resultado e governança dos serviços hospitalares no sentido de tornar a unidade
excelência no atendimento ao cidadão”, destaca.
Dos
hospitais da rede pública do Governo do Ceará, além do Regional Norte, há
também o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e o Hospital Geral
Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), em Fortaleza, acreditados com excelência.
“Pouquíssimas instituições apresentam essa acreditação nível 3 sendo 100%
pública. No Brasil, de mais de 6.700 instituições, menos de 20 têm nível 3
sendo 100% pública. A Secretaria de Saúde do Estado tem três hospitais nível
três na sua rede. Isso é uma coisa diferenciada no Nordeste”, declara Flávio Deulefeu,
presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).
De
acordo com o diretor geral do HRN, o médico Daniel Hardy Melo, tornar-se um
hospital acreditado é importante para atingir excelência na gestão com melhor
uso dos recursos. “Todo estabelecimento de saúde busca diminuir os custos e
atingir um nível de excelência no fornecimento de seus serviços. Existe a
necessidade de uma melhor capacitação dos recursos humanos, de uniformização
dos processos e automatização de algumas estratégias administrativas. A melhor
maneira de alcançar esses resultados é através da acreditação hospitalar. Os
processos de acreditação são um excelente instrumento para a gente atingir esse
fim”, afirma.
Os
princípios da acreditação hospitalar estão pautados em um caráter eminentemente
educativo. Muitos são os benefícios do processo de acreditação, segundo o
diretor do HRN, Daniel Hardy. “Com a proposição de métodos e técnicas que
possam promover essa melhoria contínua dos processos, a qualidade na prestação
dos serviços passa a estar integrada à cultura da instituição com essa visão de
promoção das boas práticas dos processos dentro do hospital. Além dos
benefícios principais relacionados à segurança dos pacientes e à qualidade da
assistência, o processo de acreditação hospitalar traz outros benefícios;
estimula a promoção do trabalho em equipe, a melhora do clima organizacional,
monitoramento constante dos processos e dos resultados que nós obtivemos,
melhora no desempenho institucional como um todo em caminho para melhoria
contínua”, ressalta. A acreditação com excelência é o nível mais completo de
todos os disponíveis, pois “engloba todas as primícias e procedimentos para
fazer o hospital ter uma excelência na gestão, permitindo que a instituição
tenha uma cultura mais sólida propícia à busca da melhoria contínua, visando
sempre resultados positivos e a consolidação como prestador de serviços de
saúde” ,avalia.
Referência
O
Hospital Regional Norte é o maior hospital do interior da Região Nordeste, com
mais de 54 mil metros quadrados de área total. É referência no atendimento a
casos de média e alta complexidade. Segundo hospital de nível terciário
construído pelo Governo do Ceará no interior, desde 2013 o HRN atende a
população de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas dos 55 municípios da zona
norte.
A
estrutura de assistência do HRN é ampla, com atendimento 24 horas em urgência e
emergência em diferentes especialidades. No eixo adulto, o HRN atende perfis
clínicos e cirúrgicos não traumáticos, com um serviço de cirurgia vascular
disponível na emergência, serviço de cirurgia pediátrica, além de outras
especialidades cirúrgicas de apoio como cirurgia torácica,
otorrinolaringologia, neurocirurgia, além de endoscopia digestiva alta e baixa.
No eixo pediátrico, a emergência pediátrica é a única com a porta aberta na
região. O HRN conta ainda com UTI Adulto, UTI Pediátrica, UTI Neonatal e um
serviço de imagem com um aparato tecnológico de última geração com tomografia,
ressonância, ultrassom, além das radiografias convencionais. O hospital
contempla uma retaguarda de leitos de internação no eixo adulto, pediátrico e
neonatal e um Centro de Apoio à Saúde reprodutiva da Mulher com leitos de
obstetrícia para pacientes reguladas e vinculadas
Assessoria
de Comunicação do Hospital Regional Norte (HRN)