quinta-feira, 18 de abril de 2019

Castanhão suspende fornecimento de água para Fortaleza e RMF

0

Segundo a Cogerh, este é um procedimento normal feito anualmente para que o açude acumule água
O Açude Castanhão suspendeu o fornecimento de água para Fortaleza e cidades da Região Metropolitana até o dia 30 de junho de 2019, segundo resolução publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (16). De acordo com a assessoria da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), este é um procedimento normal feito anualmente para que o açude acumule água.
Fortaleza e Região Metropolitana são abastecidos pelo chamado Sistema Metropolitano, formado pelos açudes Pacoti, Pacajus, Gavião e Riachão. Apenas 5% das águas do Castanhão são liberadas para complementar o abastecimento de Fortaleza.

Apesar das boas chuvas, os açudes do estado ainda estão em cenário crítico. Dos 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), 78 estão com volume abaixo dos 30%. O Castanhão, maior açude do Ceará, tem, neste momento, apenas 5,10% da sua capacidade total.

Chuvas

Neste ano, o balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica que as chuvas do Ceará se encontram em torno da média histórica, que é de 600,7 milímetros entre fevereiro e maio. Os dois primeiros meses da quadra chuvosa ficaram 45% e 15,6% acima da média, respectivamente.

Fonte: CNews
Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design