Header Ads

21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta quarta-feira (10/04)


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde, inicia, nessa quarta-feira (10/04), a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Seguindo orientações do Ministério da Saúde (MS), Sobral vacinará, inicialmente, gestantes e crianças de 6 meses até menores de 6 anos de idade. A vacina estará disponível em todos os 36 Centros de Saúde da Família (CSF). A campanha ocorre até 31 de maio.

Para o restante do público alvo, idosos com 60 anos ou mais, mulheres com até 45 dias pós-parto, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e particulares, a vacinação inicia a partir do dia 22 de abril.

“A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. O melhor é prevenir, indo aos CSFs durante a campanha para receber a vacina. E quem não está no grupo prioritário também pode se proteger lavando sempre as mãos, pois essa é uma das principais armas contra a gripe H1N1. O ideal é que se evite levar as mãos aos olhos, ao nariz e à boca sem antes lavá-las”, afirmou José Leal de Vasconcelos, secretário interino da Saúde.

O município de Sobral tem como meta imunizar 53.273 pessoas em 2019. A vacina contra a influenza é trivalente: protege contra H1N1, H3N2 e B/Colorado/06/2017. A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno. No Brasil, devido às diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nos estados.
Tecnologia do Blogger.